Pesquisa: Eraldo Leite
Recife, julho de 2025.
Comentários (Ipsis litteris):
Bartolomeu Noronha
O TEMA É FREVO 50 ANOS - FREVOS DE RUA
O Tempo, “que indica o momento do estado ou a ação”, seguramente é condutor infinito das ações que proporcionam a permanência ou mudança do ser humano no espaço físico.
Na segunda metade do século vinte, em Recife, veio à luz programa da “profusão” do Frevo na Radiofonia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que propagava a valorização mais eficiente da criatividade musical do compositor da música carnavalesca de Pernambuco. O Produtor? Hugo Martins, progressista incessante. O Programa? O Tema é Frevo, progressivo contumaz.
Em salto de cinco décadas de existência O Tema é Frevo está remoçado na sua integridade, nas suas virtudes, nos seus registros, ainda sob a tutela do seu criador e produtor original Hugo Martins. O CEMCAPE está aqui a homenageá-lo.
Este CD não tem espaço suficiente para cobrir a magnitude das composições frevísticas compostas nesse brilhante tempo. Materializa sua homenagem a elas em paralelo ao Tema É Frevo com a gravação fonográfica de dezessete (17) frevos de rua do tempo atual.
Conduzidos pelo fascinante “Timbaúba no Frevo” do inimitável Zumba, frevos vários se apresentam caracteristicamente tradicionais: “Custódio no Frevo”, “Guerreiros do Passo”, “Sorriso de Criança”, “Jogo de Cintura”.
Em seu caminhar no espaço de tempo cinqüentenário O Tema É Frevo em estudos de trabalhos de gravações fonográficas apontou tendências de metamorfose nos desenhos de composições as mais variadas. Aqui neste CD, tendentes a essa predisposição os frevos “Vinte e Dois de Junho”, “Lula Barbosa no Frevo” e ainda “Sapecando” de sabor moderno.
Na linha dos frevos evocativos estão presentes “Recordação de Olívio Araújo” e “Cidade Colorida”.
Ainda, com firma tradicional, as composições “O Frevo na UNESCO”, “Denys, O Travesso”, “Arranca Toco”, “Agora Vai Dar Certo” e “Frevo no Jardim” consolidam esta homenagem que o CEMCAPE, prazeroso, estende ao Programa O TEMA É FREVO, sustentáculo de mais de cinco décadas de transmissão do nosso valor maior da nossa musicalidade pernambucana... o Frevo.
Comentário:
Bartolomeu Noronha

1-O FREVO NA UNESCO
Composição: Hugo Martins
Arranjo: Marcos FM
Os frevos do radialista e compositor que transmitem hipotética simbiose musical pela harmonia do erudito e popular, resultam em sabor especial. No presente frevo, o autor homenageia a UNESCO que no ano de 2012 concedeu ao gênero musical o título de Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade.
2-TIMBAÚBA NO FREVO
Composição: Zumba
Arranjo: Marcos FM
Indubitavelmente, Zumba representou com suas inigualáveis composições musicais–frevos de rua-, os maiores momentos de glória do carnaval de Pernambuco. Imensa qualitativamente sua obra. O presente frevo de rua tem, aqui, sua primeira gravação em disco fonográfico; e, como se evidencia, é homenagem dele à sua cidade Timbaúba.
3-SAPECANDO
Composição: Marcos FM
Arranjo: Marcos FM
Estreante nos trabalhos musicais do CEMCAPE, o professor Marcos Ferreira Mendes enriquece o presente CD com sua participação de profundo fôlego. Esta homenagem dele ao imortal Jacob do Bandolim mostra-nos uma composição permeada de elementos melódicos tradicionais e exuberantemente modernos, culminando com um bem-estar musical excelente. Além disso, o professor participa aqui com sete (7) arranjos musicais que o torna mais profundo em seu labor profissional.
4-DENYS, O TRAVESSO
Composição: José Constantino
Arranjo: Marcos FM
Título justo ao frevo estendido ao neto do compositor que em boa dose de felicidade e inteligência compôs o início do frevo absolutamente coerente com a criancice humana, continuando em instante seguinte com sua marca de compositor de frevos característicos de troça carnavalesca pernambucana.
5-VINTE E DOIS DE JUNHO
Composição: Flávio Henrique
Arranjo: Ivan do Espírito Santo
Irreprimível frevo de rua da notória evolução do autor, estendido ao filho dele, João Emanuel, nascido nesta data. Belos e robustos desenhos melódicos em busca de novos horizontes musicais.
6-RECORDAÇÃO DE OLÍVIO ARAÚJO
Composição: Severino Luiz de Araújo
Arranjo: Clóvis Pereira
Em homenagem ao seu pai Olívio Araújo, o festejado compositor Severino Araújo compôs este frevo com características autênticas dos frevos que se prestam ao tema musical de recordação. Onde prevalece a presença sentimental que extravasa o compositor, que torna a música mais intimista, de beleza marcante.
7-ARRANCA TOCO
Composição: Dário Cabral
Arranjo: Dário Cabral
Eminentemente com características pernambucanas, estrutural e tradicional, o autor em estreia nos trabalhos musicais do CEMCAPE apresenta este marcante e buliçoso frevo que envia o folião aos festejos carnavalescos de rua. O autor, durante mais de duas décadas fez parte da Orquestra de Frevos do Nordeste em convivência com o Maestro Nunes.
8-AGORA VAI DAR CERTO
Composição: Reginaldo Silva
Arranjo: Marcos FM
Cultor e compositor de frevos de bloco o autor, agora, envereda pelo “alegro” puramente instrumental com sua conhecida competência. Relativamente ao título do frevo ele diz: “Em uma das reuniões do CEMCAPE, alguns colegas decidiam sobre algo sobre o que não recordo. No final eles concluíram: “Agora sim, agora vai dar certo”.
9-FREVO NO JARDIM
Composição: Bartolomeu Noronha
Arranjo: Lourival Oliveira
A quietude e o bem-estar sentidos pelo autor em determinado momento, estando a regar as plantas do seu jardim, estimulo-o à composição musical. Este frevo, na ótica dele, melodioso, é o resultado da sutileza existente nos vegetais.
10-SORRISO DE CRIANÇA
Composição: Givaldo Silva
Arranjo: Marcos FM
Fotografia natural e de significado que ultrapassa barreiras, a descendência humana transmite valores físicos e transcendentais. A presença da criança junto aos seus avós é extremidade transcendental que os embevece. O título desta composição procura situar instantes dessa natureza.
11-CIDADE COLORIDA
Composição: Gilson Nascimento
Arranjo: Marcos FM
O autor, médico sergipano de profunda vida artística, em larga proporção musical deleita a nós compositores de frevo com a feliz gravação do seu magnífico frevo Cidade Colorida, com vasta presença musical em variados desenhos descritivos. Belo e significativo frevo instrumental aqui enriquecendo o nosso CD.
12-CUSTÓDIO NO FREVO
Composição: Mestre Teté
Arranjo: Dário Cabral
Manoel Pessoa Santos, o conhecidíssimo bonjardinense Mestre Teté, maestro, preparador de jovens músicos e naturalmente descobridor de talentos, de exuberante veia musical. Estende este frevo autenticamente pernambucano com características tradicionais em justa homenagem ao também não menos conhecido bonjardinense Custódio Cabral.
13-GUERREIROS DO PASSO
Composição: Geraldo Silva
Arranjo: Edson Cunha
O grupo de danças Guerreiros do Passo está aqui sendo homenageado pelo frevo tradicional do sempre crescente compositor da música pernambucana Geraldo Silva. Frevo largamente irrequieto, bem característico do autor.
14-LULA BARBOSA NO FREVO
Composição: Felipe Barbosa
Arranjo: Felipe Barbosa
O maestro e professor Lula Barbosa é aqui homenageado pelo sobrinho dele, autor deste melódico e autêntico frevo de rua.
15-JOGO DE CINTURA
Composição: José Ernani
Arranjo: Jadiael Figueiredo
Homenagem generalizada a todos os brasileiros espertos que não desanimam ante às diversidades da vida, que estão sempre a correr em busca de dias melhores, mesmo nas crises...focaliza o autor deste largo frevo de rua.
16-HINO DA CIDADE DO PAULISTA
*Em ritmo de frevo
Composição: Joel Andrade
Arranjo: Jadiael Figueiredo
O belíssimo e conhecido Hino da Cidade do Paulista mostra-se aqui em roupagem do andamento frevo, em feliz arranjo do maestro Jadiael Figueiredo.
17-CAVILANO NO FREVO
Composição: Luiz Felisberto
Arranjo: Luiz Caviliano
O sargento da PMPE homenageia ao filho dele com esta presente composição frevística, em primeira participação em disco fonográfico do CEMCAPE.
*Faixas Bônus:
18-CHICO NA FOLIA
Composição: Bueno Ferreira
19-ME DÁ, ME DÁ
Composição: Hildebrando Gonzaga
20-PALHA ASSADA
Composição: Edwaldo Pessoa
Fonte: Acervo Fonográfico do Museu do Frevo Levino Ferreira
CD - O Tema é Frevo 50 Anos - Frevos de Rua
Produção: Cemcape
Produtor executivo: Hugo
Martins
Produtor fonográfico:
Cemcape
Oficial Regente: MAJ Dilion
Balduíno da Silva
Sub Regente: SUB TEN Junior
Coordenador Geral: Bartolomeu
Noronha
Seleção musical: Museu do Frevo
"Levino Ferreira"
Pesquisas: Bartolomeu Noronha,
Hugo Martins e José Constantino
Layout: Eliete Farias
Estúdio de Gravação: Estúdio 'A'
da TV Universitária da UFPE
Técnico de gravação: Charles
Xavier
Estúdio Móvel: Apollomix
Mixagem e Masterização: Charles
Xavier, Bartolomeu Noronha e Hugo Martins
Capa: Bartolomeu Noronha
Fotos: Companhia Independente de
Música da PMPE
Realização: Museu do Frevo
"Levino Ferreira".
Companhia Independente de Música da PMPE
Oficial Regente: MAJ Dilion
Balduíno da Silva
Regente Auxiliar: SUB TEN
Junior
Clarinetes: SGT Emerson, CB
Mariano, SDS Milca e Demétrio
Sax alto: ST Rian, SGT Miguel, CB
Alcir Correa
Sax tenor: STS Felipe e
Jadiael
Sax barítono: SD Miqueias
Bombardino: SGT Oziel
Trompetes: STS Glebson e Silva,
SGT Wallace, CB Souza
Trombones: SGT Moisés, CB Almir
Luiz, SD Abraão
Trompa: CB Hélder Alves
Tuba: CB Gustavo
Teclado: CB Pessoa Neto
Baixo: CB Armando
Percussão: ST Célio, SGTS F.
Antônio, Monteiro, Sostenes, CB Janílson, SD Aldineide
Apoio Técnico: SGT Mota.
AGRADECIMENTOS
Ao Alto Comando da Polícia Militar de Pernambuco, pelo seu Comandante-Geral Vanildo Neves de Albuquerque Maranhão Neto, elevamos os nossos mais profundos agradecimentos pela sempre pronta e decisiva participação da PMPE nos trabalhos do nosso CEMCAPE, que registram incessantemente os momentos da música carnavalesca do nosso Pernambuco.
Expressamos nossos altos agradecimentos à Companhia Independente de Música da Polícia Militar de Pernambuco pela sua irrepreensiva presença que propiciou a gravação das músicas deste disco fonográfico.
O CEMCAPE agradece com afeto ao Diretor-Geral de TV e Rádios Universitárias da UFPE, Professor José Mário Austregésilo, pela cessão do Estúdio de Gravação da TV da UFPE aos nossos trabalhos de gravação das músicas componentes deste nosso trabalho cultural.
Os Senhores Alberto Salazar, Gilson Nascimento e Severino Luiz de Araújo, sensíveis cultores da música carnavalesca de Pernambuco, proporcionaram ajuda inestimável em patrocínio a esta realização do nosso CEMCAPE. A eles, a nossa gratidão.