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O Tema é Frevo: Pesquisa

Pesquisa: Eraldo Leite
Recife, abril de 2025.

Comentários (Ipsis litteris):
Bartolomeu Noronha



O TEMA É FREVO: PESQUISA

É judiciosa a ponderação de que a música popular brasileira está submersa? A incúria e a excentricidade estão a destemperá-la? A apatia e o consumo à banalidade tornaram-na volúvel? ”O exercício abusivo do rudimentar segrega a criatividade”.

Múltiplos, os sons musicais brasileiros estendem-se nação a dentro. O Nordeste, por inata vocação, singulariza a sua música; dispensa alienígena e sustenta a pureza de origem. Em Pernambuco, o Frevo – a música absolutamente brasileira – já alcança mais de cem anos de idade. À sua existência, o fulgor é manifesto, contundente a sua valia.

A vitoriosa trajetória do Frevo tem seu nascimento no final do século XIX (é uma referência o frevo-de-rua SORRISO, 1890, de autor anônimo, gravado em 1977 no LP “O tema é Frevo” ano 10). O início do século XX registra a composição A PROVÍNCIA, 1906, de Juvenal Brasil, gravada em 1960, no LP “Carnavais do Velho Recife”. No ano de 1923 acontece a primeira gravação do frevo pernambucano BORBOLETA NÃO É AVE, de Nelson Ferreira, em gravação mecânica.

É soberba a presença de composições dos anos 20 a 90, neste CD. A primeira condução do frevo na paisagem musical é sentida com a gravação das composições LÚCIA (1928) e AGÜENTA QUEM PODE (1930). Avoluma-se qualitativa e quantitativamente o Frevo nos anos 40. Composições de fôlego são gravadas: SEGURA ESSE DIABINHO (1942), PICADINHO (1943) e VASSOURINHAS (1946): primeira gravação.

A estação áurea do Frevo assentada nos anos 50 congrega, verdadeiramente, os seus mais relevantes compositores. A riqueza e a beleza das composições são imensuráveis. É de 1952 a gravação da quase incógnita GOSTOSURA. Do ano de 1954, SAPECA, e de 1955 o maravilhoso FAISCANTE. Significativas e marcantes nos carnavais dos anos 60 a 70 são as composições: UM PASSEIO A BAGDAD, GENTE DE TEATRO, DIA AZUL e QUINHO, gravadas em 1960, 1963, 1965 e 1970, respectivamente.

O presente CD também buscou registrar frevos de compositores atuais. Estão, aqui, em primeira gravação: RELEMBRANDO MOYSÉS, TALUDO, MINHA TERRA, REGRESSO DO MASCARADO, TATIANA e EPÍLOGO. Inseridos, também, os festejados frevos FALA, PIERROT e O TUBARÃO, gravados em 1990.

Ficam aqui consignados os nossos agradecimentos à Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), na pessoa do Dr. Leonides Alves – Superintendente Adjunto – e que decisivamente possibilitou nossos trabalhos de pesquisa das manifestações culturais do Nordeste, culminando com a confecção deste disco-documento.




O Tema é Frevo: Pesquisa

Músicas:

1-VASSOURINHAS
Composição: Mathias da Rocha/Joana Batista

Frevo de rua de Mathias da Rocha e Joana Batista. Gravação original em 78 rpm, com Deo e Castro Barbosa, acompanhados por Napoleão e seus Soldados Musicais (1946).

2-GOSTOSURA
Composição: Nelson Ferreira

Frevo de rua de Nelson Ferreira. Gravação original em 78 rpm, com Zaccarias e sua Orquestra, disco RCA Victor, n. 80-0836-A (1952).

3-RELEMBRANDO MOYSÉS
Composição: Getúlio Cavalcante

Frevo de bloco de Getúlio Cavalcanti, primeiro lugar, na categoria, do V RECIFREVO (1995). Homenagem ao jornalista Moysés Kertszman.

LETRA:
Vem, taboquinha, vem, relembrar também quem te amava tanto
chorou por ti, na Imperatriz, mas hoje é nosso pranto
Sombrinha aberta, risos no ar, alegre folião
Marim dos Caetés pergunta por Moysés pra lhe esperar em vão.
Banhistas sente a dor de perder
quem sempre soube lhe defender
Em São José se ouviu mil perdões, das pastorinhas das Ilusões
Na nostalgia meiga e fugaz
que o Bloco da Saudade nos traz
vamos cantar e assim relembrar a falta que Moysés nos faz.

4-PICADINHO
Composição: Arthur Gabriel

Frevo de rua de Arthur Gabriel, gravação original em 78 rpm, com Passos e sua Orquestra, em disco RCA Victor n. 0057 (1943).

5-TALUDO
Composição: Bartolomeu Noronha

Frevo de rua de Bartolomeu Noronha, primeira gravação, composto para este disco.

6-DIA AZUL
Composição: Capiba

Frevo de bloco de Capiba (Lourenço da Fonseca Barbosa). Gravação original em disco compacto, com Orquestra e Coro CBS (1965).

LETRA:
O dia amanheceu azul, azul tão lindo que me faz sonhar
se eu fosse um poeta popular, cantava as belezas desse dia sem igual
Mas, como eu não tenho o dom do saber
melhor esse dia esquecer.
Mas, se Madeira aparecer, eu não sei o que vai ser, o que vou fazer então
Eu, com Madeira vou cantar, vou pra rua, vou dançar com a multidão.

7-FAISCANTE
Composição: Francisquinho

Frevo de rua de Francisquinho (Francisco Dias Araújo). Gravação original em 78 rpm, com a Orquestra Tamandaré, disco Mocambo n. 15.60265-A (1955).

8-LÚCIA
Composição: Luperce Miranda

Frevo de rua de Luperce Miranda. Marcha carnavalesca pernambucana, com o grupo Voz do Sertão tendo como solista de bandolim Minona Carneiro. Gravação original em 78 rpm, disco Odeon n. 10.260 (1928). A marcha carnavalesca pernambucana, também denominada marcha nortista, passa a denominar-se frevo em meados dos anos 30.

9-UM PASSEIO A BAGDAD
Composição: Sebastião Lopes

Frevo de bloco de Sebastião Lopes. Gravação original em 78 rpm, com Oswaldo Borba, orquestra e coro, disco Odeon n. 14.285 (1960).

LETRA:
Tenho certeza que um dia eu vou pra lá
Nessa terra linda que é mesmo de encantar
Estou com meu amor, vou me alegrar
Eu vou dar um passeio em Bagdad.
Ai, ai, ai meu grande Alá me dê licença pra sua mão beijar
Eu vim lá do meu Brasil, me inspirar nessa linda Bagdad.
Quero conhecer as mulheres enfeitiçadas, os mistérios, belezas, tradições
Me apresente ao grande Ali Babá e os seus quarenta ladrões.

10-SAPECA
Composição: Jacob Bittencourt

Frevo de rua de Jacob Bittencourt. Gravação original em 78 rpm, com Jacob do Bandolim e Orquestra de Zaccarias, em disco RCA Victor n. 80-1226-A (1954).

11-QUINHO
Composição: Duda

Frevo de rua do Maestro Duda, que obteve a segunda colocação no II FESTIVAL do FREVO da TV RÁDIO CLUBE – REDE TUPI DE TELEVISÃO – em 1969. Gravação original com a Orquestra do Maestro José Menezes, disco Rozenblit n. LP-50.016 (1970).

12-AGUENTA QUEM PODE
Composição: Raul Moraes

Frevo de bloco de Raul Moraes. Gravação original em 78 rpm com o cantor Francisco Alves, em disco Odeon, n. 10.567-B (1930). Terminologicamente precursor do frevo de bloco.

LETRA:
Eu sei que muita gente se cansando
inutilmente anda falando dos Vagalumes sem ter razão
Que se morda de ciúmes é minha opinião.
Mas, para consolar com toda intriga
é bom escutar a nossa cantiga
Seu esmorecido, olhe, se acomode, porque já é sabido:
agüenta quem pode.

13-SEGURA ESSE DIABINHO
Composição: Levino Ferreira

Frevo de rua de Levino Ferreira gravação original em 78 rpm, com Passos e sua Orquestra, disco RCA Victor n. 34.855-B (1942).

14-MINHA TERRA
Composição: Hugo Martins

Frevo de rua de Hugo Martins, em primeira gravação. Homenagem à sua terra natal Rio Tinto (PB), composto especialmente para este disco.

15-REGRESSO DO MASCARADO
Composição: José Ataíde

Frevo de bloco de José Ataíde, em primeira gravação. Composto para o Bloco Trovador Mascarado, de Olinda, em 1997.

LETRA:
Sonho que sonhei, sonho que vou sonhar
Mascarado pela rua, para ver você passar.
É madrugada e o dia vem raiando
e o povo aplaudindo, quando o bloco vai passando
Tantas mulheres, não consigo nem ficar
sei que a Ana é bom partido, mas eu quero é regressar.

16-TATIANA
Composição: Fred Monteiro

Frevo de rua de Fred Monteiro, 1998, composto para este disco.

17-FALA, PIERROT
Composição: Levino Ferreira

Frevo canção de Levino Ferreira, com letra de Nestor de Holanda, sua única parceria. Composto para o carnaval de 1940, somente foi gravada no ano do seu centenário, em disco CEMCAPE n. LP-002-90 (1990).

LETRA:
Fala Pierrot, diz-me onde está o meu amor
Que partiu, que partiu e que nunca mais voltou.
Eu sofro como tu, meu Pierrot, a dor de uma ingratidão e de uma saudade que ficou
no meu pobre coração.
A triste ilusão de minha vida
foi de três dias que passou, pois eu sofro uma paixão perdida
como tu, meu pierrot.

18-GENTE DE TEATRO
Composição: João Valença

Frevo de rua de João Valença, da dupla Irmãos Valença. Gravação original em 78 rpm, com Orquestra da Associação Ruy Barbosa, disco Prêmio (gravação independente) n. 401-A (1963).

19-O TUBARÃO
Composição: Levino Ferreira

Frevo canção de Levino Ferreira, originalmente gravado por Carlos Galhardo, com Orquestra de Zaccarias, em disco 78 rpm, n. 80-0833-B (1952).

LETRA:
Já não sobra um só tostão pra brincar o carnaval
foi o Mestre Tubarão que causou todo esse mal.
Mas que importa a carestia, se a garota cai no passo
vou brincar que me esbagaço, mesmo assim, sem fantasia.
Tudo sobe, tudo sobe, não há jeito de baixar,
nem o pão, nem o café ninguém pode mais comprar.

20-EPÍLOGO
Composição: Geraldo Santos

Frevo de rua de Geraldo Santos, em primeira gravação. Composto especialmente para este disco.



Fonte: Acervo Fonográfico do Museu do Frevo Levino Ferreira

CD - O tema é frevo: Pesquisa

Produção: Cemcape
Produtor executivo: Hugo Martins
Produtor fonográfico: Eff MidiStudio
Direção musical e Arranjos: Maestro Duda
Assistentes de produção: Bartolomeu Noronha e Fred Monteiro
Pesquisas: Fred Monteiro, Bartolomeu Noronha, Hugo Martins e José Constantino
Seleção musical: Museu do Frevo Levino Ferreira
Layout: Fred Monteiro Filho
Estúdio: Estação do som (32 canais digitais)
Técnicos de gravação: Pavão e Léo Dim
Mixagem: Léo Dim, Duda, Hugo Martins e Bartolomeu Noronha
Capa: Desenho original de Wilton de Souza, 1979.


Orquestra CEMCAPE

Regente: Maestro Duda
Saxofones: Duda, Gilberto e Rafael
Trompetes: Enoque, Marquinhos, Alexandre e Bruno
Trombones: Redegundes e Nino
Clarinete: Adelmo
Flauta: Antonio Justo
Bandolim/solo e cavaquinho: Marco César
Violão: Cláudio Almeida
Teclado/base: Tovinho
Contrabaixo: Hélio
Bateria: Adelson
Surdo: Nildo
Pandeiro: Adão.


Este disco, fruto de pesquisa auspiciada pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste SUDENE, rende homenagem aos 30 anos do programa 'O Tema é Frevo', produzido e apresentado pelo radialista Hugo Martins, na rádio Universitária (UFPE).



Arlequim