Cemcape - Logomarca

O Tema é Frevo: Pesquisa vol.2

Pesquisa: Mahavidya
Recife, novembro de 2025.

Comentários (Ipsis litteris):
Samuel Valente
Bartolomeu Noronha



Hugo Martins

Hugo Martins

Um paraibano de Rio Tinto ainda criança vem para o Recife, habitua-se a ouvir a PRA-8 e a Rádio Jornal do Commercio e fica fascinado com os alvoroços de seus nascentes mundos. Mundos dos harmoniosos acordes do buliçoso gênero frevo, dos universos da música erudita e da excelência da fase áurea de seus radioteatros que o inspiram para o HOMEM DE NOSSAS VIDAS a sua mais íntima interpretação dos temas e da vida de Jesus Cristo. Frevo, música erudita e radioteatro são, portanto, os fatores que, simetricamente entrelaçados, não apenas alicerçam seus feitios e caracteres, como o convertem à excelsa intransigência das mais autênticas pernambucanidades culturais e artísticas.

Um paraibano do Rio Tinto desabrocha para as alvoradas da vida com os desígnios de tornar-se pernambucano por opção. Ao deparar-se, pela vez primeira, com os rios, as pontes e todos os encantos da Veneza Americana, a sua singeleza — que é o próprio ritmo da índole que jamais se deixa absorver pelos gratuitos louvores — o credencia a ser, por eles, acolhido como mais um de seus diletos filhos. Cinqüenta anos depois, a dádiva que a oficialidade da Província a ele concede um título de Cidadão, muito o envaidece, é verdade, mas os seus interiores apregoam que tal distinção apenas referenda sentimentos há muito concebidos e plenamente exercitados.

Suas veredas como paisagista do som adquirem vivas cores na PRA-8, estação pioneira de Oscar Moreira Pinto e na TV Jornal do Commercio, de F. Pessoa de Queiroz, ocasião em que essas preciosas dimensões nordestinas de arte alcançam as alturas das estrelas. Ao admirável sonoplasta soma-se o ator cômico, ainda um diamante a lapidar, mas de incomensurável valor, diga-se até, um talento chapliniano em potencial.

Veredas que entrelaçam os destinos desse neopernambucano, ora sonorizando, com a magia da sua sensibilidade, os cintilantes caminhos da Paixão da Nova Jerusalém, ora compondo frevos em fantasia, suas quimeras musicais, fundamentadas nas vocações eruditas, nos estilos barrocos... Enfim, veredas que nobilitam sua vocação maior, a de irremediável defensor pelas ondas hertzianas universitárias dos ritmos pernambucanos: o frevo, o maracatu, o baião, a ciranda, o xaxado e tantos outros.

Caminhos nem sempre adornados pela linguagem e fragrância das flores, às vezes farisaicos caminhos que, no entanto, se apequenam diante da sua história, que é a história de um grande em tempo algum dependente dessa sua grandeza, a história de um virtuoso nas suas idéias, por isto, um vencedor

Comentário:
Samuel Valente - Historiador e membro da Academia Recifense de Letras.




A determinação da vontade ou a produção de convicção conduzem o ser humano à busca de íntima realização, ao acabamento de seus propósitos. O retempero, a recrudescência e a perpetuidade achegam-se, resultando, no homem, o efeito de seus propósitos, a manifestação de suas obras.

Este disco é a consequência da obstinação de um compositor que, ao longo de 20 anos de estudos e trabalhos , envereda por caminhos novos na imensurável música instrumental pernambucana — o Frevo — apresentando composições em forma de fantasia, ou mais precisamente "frevos-fantasia".

A Banda do Comando Militar do Nordeste é o amparo de que se valeu o radialista Hugo Martins para obtenção do som capaz de transmitir as idéias musicais da obra dele. Impecável a participação dela — a Banda do Comando Militar do Nordeste.

O Serviço Público e a Iniciativa Privada estão presentes na realização deste trabalho.

Comentário:
Bartolomeu Noronha




O Tema é Frevo: Pesquisa vol.2

Músicas:

1-DO RECIFE A BONN
Composição: Hugo Martins

Durante muito tempo, fiquei pensando na possibilidade de compor um frevo baseado na mais famosa sinfonia de Beethoven. Logo após a gravação da fantasia musical "Os Caminhos da Paixão", em 1983, de minha autoria, passei a ouvir constantemente a sinfonia n° 5 do mestre alemão. Em 1989, ao fazer parte de uma excursão à Alemanha, com a orquestra do maestro Ademir Araújo, para a festa dos 2000 anos da cidade do Bonn, terminei esta composição. O maestro Ademir Araújo orquestrou-a e a executou como abertura do Festival dos Continentes na cidade de Bonn, conforme solicitação dos promotores do festival.

2-CABELOS PRATEADOS
Composição: Hugo Martins

É uma homenagem ao maestro-arranjador e compositor Correia de Crasto, que muito me incentivou a compor minhas primeiras músicas. Gravamos, juntos, vários Lps de frevos, com a sua direção musical. O arranjo da presente gravação é do maestro Edson Cunha.

3-MIL E UMA NOITES
Composição: Hugo Martins

Sempre admirei as músicas com "toque oriental" e os clássicos da música erudita. Uma das mais notáveis obras de cunho descritivo do período romântico da música é, sem dúvida, a Suíte Sinfônica SCHEHERAZADE do compositor russo Rimski-Korsakov. Inspirei-me nela e compus este frevo-fantasia. O magistral arranjo é do maestro-compositor Luiz Caetano (Timoshenko).

4-A FLAUTA DO ALTAMIRO
Composição: Hugo Martins

É uma música dedicada ao flautista brasileiro Altamiro Carrilho. Emocionou-me bastante a participação do músico, compositor e professor Sérgio Campelo que nos presenteou com o seu solo de virtuose, nesta música. Novamente presente o maestro Edson Cunha com primoroso arranjo.

5-ÀS SUAS ORDENS
Composição: Hugo Martins

Música inspirada no nosso programa radiofônico "O TEMA É FREVO AS SUAS ORDENS", há 33 anos no ar, através da Rádio Universitária da UFPE. O arranjo é do saudoso maestro Correia de Crasto.

6-VIVALDIANDO
Composição: Hugo Martins

Antonio Vivaldi, padre-compositor italiano, é uma das minhas paixões no mundo da Música Barroca. Este frevo-fantasia é baseado em um dos concertos para fagote do notável compositor veneziano. Espero o seu perdão por esta brincadeira: colocá-lo dentro de um gênero musical tão agitado e sensual: o Frevo. Dedicado à musicista norte americana Janet Grice. Outro excelente arranjo do Mestre Luiz Caetano.

7-RECORDANDO ANTÔNIO SAPATEIRO
Composição: Hugo Martins

Homenagem a um dos maiores compositores do carnaval de Pernambuco. Arranjo do mestre David Vasconcelos.

8-OS PÁSSAROS
Composição: Hugo Martins

Busquei inspiração nos concertos para flautim, de Antonio Vivaldi. Certa vez, em conversa com Sivuca, a respeito desta música, ele me perguntou: "Você deve gostar muito de pássaros, não?". Respondi-lhe, então: "Se você algum dia for à minha residência não verá nenhuma gaiola com pássaros". O solo de flautim é do músico Siqueira, da Banda do Comando Militar do Nordeste. O arranjo, do mestre Luiz Caetano.

9-MINHA TERRA
Composição: Hugo Martins

É uma música para a terra onde nasci: Rio Tinto, no Estado da Paraíba. O arranjo é do maestro Duda.

10-O TROMPETISTA ATRAPALHADO
Composição: Hugo Martins

É um trompetista que, em uma apresentação ao vivo, não sabe o que está tocando e fica tentando lembrar a música. Boa a interpretação do músico Gonçalves da Banda do Comando Militar do Nordeste. Esta música é dedicada ao seu arranjador Edson Cunha.

11-NO TEMPO DAS RETRETAS
Composição: Hugo Martins

Composição dedicada às bandas de música. Foi, durante muito tempo, prefixo de um programa com o mesmo título, apresentado por nós na Rádio Universitária da UFPE. Arranjo do inesquecível maestro Correia de Crasto.

12-SAUDADE DE RIO TINTO
Composição: Hugo Martins

A terra onde nascemos está sempre em nossa mente. Novamente a presença do maestro Correia de Crasto com belo arranjo.

13-MUSEU DO FREVO
Composição: Hugo Martins

Fantasia em tempo de frevo, e como é um MUSEU, Fanfarras e Acordes do carnaval estão lá guardados. Primoroso arranjo de Correia de Crasto.



Fonte: Acervo Fonográfico do Museu do Frevo Levino Ferreira

CD - O tema é frevo: Pesquisa - vol.2

Produção: Cemcape
Produtor executivo: Bartolomeu Noronha
Produtor fonográfico: Seleto Produções
Direção musical: Cap. Salatiel e St. Lima Neto
Assistente de produção: José Constantino
Seleção musical: Hugo Martins
Layout: Eliete Francisca S. Farias
Estúdio: Conservatório Pernambucano de Música
Técnicos de gravação: Jaílson Romão, Lindenberg Rodrigues e Aloísio Melo
Capa: Bartolomeu Noronha
Foto: Eraldo Leite
Realização: Museu do Frevo Levino Ferreira.


Banda do Comando Militar do Nordeste

Regente: Cap. Salatiel
Clarinete (picolo): Aércio
Clarinetes (sopranos): Ednaldo, Israel, Jefferson, Eliusa e Josenildo
Flautim: Siqueira
Flauta: Ana Késia
Trompetes: França, Sobrinho, Gonçalves e Cândido
Trombones: Valderiza, Flávio, Newton e Pereira
Bombardino: Severino
Horn: Isac Luiz, Gilvanberto e Romero
Sax alto: Wirlandey e Ricardo
Sax tenor: Jamerson e Soares
Sax barítono: Nunes
Percussão: Renan, Marinaldo e Emerson
Contrabaixo: Adílson.

Participações Especiais:

Flautista: Sérgio Campelo
Bateria: Adelson

Gravações realizadas em novembro e dezembro de 2000.


Banda do Comando Militar do Nordeste

AGRADECIMENTOS

Consignamos os nossos profundos agradecimentos ao General de Exército Jaime José Juraszek, Comandante Militar do Nordeste, pela cessão da Banda do Comando Militar do Nordeste ; ao Magnífico Reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Prof. Mozart Neves Ramos ; ao Secretário de Educação do Estado de Pernambuco, Prof. Efrem Maranhão ; ao Secretário de Cultura do Estado de Pernambuco, Jornalista Carlos Garcia e à STAMPA, na pessoa do Diretor Ricardo J.O. Costa pelo apoio cultural estendido a este disco. Agradecemos também aos senhores Luiz Guimarães (LG Projetos e Produções Artísticas) e Agérico Vaz Neto (Casa do Laboratório).



Arlequim