Pesquisa: Eraldo Leite
Recife, Janeiro de 2025.
Comentários (Ipsis litteris):
Bartolomeu Noronha
O TEMA É FREVO: PESQUISA - VOL.3
O tempo carrega consigo desconcertante singularidade: dá, retém e permeia a criatividade humana. As obras culturais são o resultado dessa imparidade.
Os cultores da música pernambucana vêem a procedência da tripartição do tempo na trajetória centenária do Frevo.
Na suam origem (doação da polca e do dobrado) e no seu consumo primário (primeiras décadas, do século vinte) o Frevo busca a sua consolidação como gênero musical. Consolidado, advieram-lhe inovações. As duas últimas décadas do século vinte, no entanto, são tomadas de esmaecimento.
Novas pelejas, novos baluartes, rasgos de indocilidade musical dão ao Frevo novo vigor neste início do século. O surgimento de novos compositores - alguns púberes, mas com linguagem do novo tempo - realentam e reconsolidam o mais importante ritmo binário da música nordestina, e brasileira.
Testemunho da presença e revigoramento do Frevo, este disco faz presentes compositores renomados como “Levino Ferreira, Nozinho, Francisquinho, Geraldo Medeiros e Zumba”. Às obras destes compositores, antológicas e imorredoras, juntam-se-lhes as de novos compositores como “Givaldo José, Luiz Gonzaga de Castro, Geraldo Silva e Alexandre Sobrinho”. Soma também a presença de compositores de clubes de frevos e de troças tais como “José Tenório e José Constantino”. Também compositores outros como “Hugo Martins, Geraldo Santos, Franklin Santiago, José David, Ulisses Lima, Severino Martins e Bartolomeu Noronha”.
A Banda do Comando Militar do Nordeste, profunda na arte musical e exuberante nos seus obséquios, deu vida à criatividade dos compositores deste 3º volume da série O TEMA É FREVO: PESQUISA.
1-PARALELO 38
Composição: Nozinho
Arranjo: Edson Cunha
Raro toque de felicidade alcançou o compositor Nozinho inspirando-se à composição deste frevo. Faz parte das maravilhosas composições frevísticas dos anos cinqüenta, tendo sido gravada em 1952, em 78 rpm, pela Orquestra Paraguary da Rádio Jornal do Commercio.
2-MOZART NA FOLIA
Composição: Francisquinho
Arranjo: Edson Cunha
A discografia de Francisquinho mostra a prática do compositor em homenagear seus filhos com títulos de frevos. Este frevo, que foi gravado em 1960 pela Banda Lyra de Xopotó, é uma dessas homenagens.
3-BOLA DE NEVE
Composição: Bartolomeu Noronha
Arranjo: Edson Cunha
Frevo composto para integrar este disco. O autor utiliza frases crescentes procurando descrever o volume de um corpo que, simbolicamente, lembra a evolução de uma bola de neve.
4-CAPIVARA
Composição: Geraldo Santos
Arranjo: Edson Rodrigues
O maestro, compositor e ex-integrante da Orquestra Sinfônica do Recife integra em disco com este significativo frevo homenageando o bairro recifense de Areias, mais especificamente a rua de sua residência.
5-PONTO FINAL
Composição: Zumba
Arranjo: Edson Cunha
Foi gravado em 1951, em 78 rpm, por Zacarias e sua Orquestra. Fez parte do repertório da Orquestra do Clube Vassourinhas por ocasião da sua viagem ao Rio de Janeiro em 1951, onde ali se apresentaram cerca de 65 músicos das diversas bandas militares do Recife.
6-MIL E OITENTA
Composição: José Constantino
Arranjo: Edson Cunha
Frevo de estilo tradicional, com características inconfundíveis do autor, que buscou no “raticida” 1080 o título para sua composição e cuja inspiração musical foi decorrente da presença de roedores próximos à área de trabalho dele.
7-NINO NA FOLIA
Composição: Luiz Gonzaga de Castro
Arranjo: Edson Cunha
Frevo composto em homenagem ao primeiro filho do compositor. Foi inspirado na alegria e no amor do Nino pelo frevo quando, na tenra infância, em São Paulo, fazia passo durante todo o ano na companhia dos seus pequenos amigos, no prédio onde morava. Seu aniversário esquentava e contrastava com o frio e a sobriedade do mês de agosto paulistano. Era um baile carnavalesco.
8-RIO CAPIBARIBE
Composição: José David
Arranjo: Edson Cunha
A quietação do Rio Capibaribe por demais cantado em prosa e verso tocou a sensibilidade do também poeta José David que, bastante feliz, compõe este frevo com os melhores temperos da música carnavalesca pernambucana.
9-PÉ NA TÁBUA
Composição: Geraldo Medeiros
Arranjo: Edson Cunha
Este vigoroso frevo-de-rua faz parte das grandes composições dos anos cinqüenta, tendo sido gravado por Severino Araújo e sua Orquestra Tabajara, em 1955, em disco de 78 rpm. Em boa hora, esta segunda gravação em 33 rpm.
10-OS INOCENTES
Composição: Geraldo Silva
Arranjo: Edson Cunha
Estréia, como compositor, do fundador e presidente do clube carnavalesco ”Os Inocentes” da Mustardinha. Frevo-de-rua bem a gosto dos foliões simpatizantes por clubes de frevo, na linha tradicional de composição no gênero. Está registrado como Frevo nº1 da Agremiação.
11-MESTRE LUIZ CAETANO
Composição: Franklin Santiago
Arranjo: Luiz Caetano
Como bem explicita o título do frevo, o mestre Luiz Caetano é aqui homenageado pelo compositor, em reconhecimento à sua vida musical dedicada pelo maestro querido de várias gerações de músicos, compositores e instrumentistas ligados à música pernambucana. Oportuna homenagem à grandeza musical do homem simples que é o mestre Luiz Caetano.
12-O GRANDE LAGOA
Composição: Givaldo Silva
Arranjo: Edson Cunha
O autor presta homenagem ao compositor e forrozeiro “Rosil Cavalcanti”, pernambucano radicado em Campina Grande, onde é conhecido popularmente por “Zé Lagoa”. O Forró de Zé Lagoa” já inspirou vários compositores e repentistas da região.
13-FREVO NO RIO
Composição: Ulisses Lima
Arranjo: Ulisses Lima
O maestro paraibano, autor de dobrados, fantasias, marchas de procissão, hinos escolares, frevos... participa deste disco com o significativo “Frevo no Rio”, melodioso e exuberante frevo característico de rua e, também, próprio à audição musical.
14-REGRESSANDO
Composição: Francisquinho
Arranjo: Edson Cunha
O mestre Francisquinho, regente de banda de música, viajava com certa regularidade, ficando fora do convívio de sua família. Os seus regressos constituíram o objeto deste frevo que ele dedicou à sua esposa. A gravação original foi feita pela Orquestra Tamandaré, no ano 1956, em 78 rpm.
15-PRA VOCÊ, VITÓRIA
Composição: Murilo Bartolomeu
Arranjo: Ubaldo Nunes
O primeiro frevo-de-rua do compositor e radialista da “Era de Ouro do Rádio”. Os seus passeios pelas ruas do Recife e Olinda, por ocasião dos carnavais, em companhia da sua neta Vitória, inspiraram-no para esta composição que ele a ela homenageia.
16-ANDRÉ NO PASSO
Composição: Severino Martins
Arranjo: David Vasconcelos
O mais recente frevo-de-rua do ex-regente da Banda da Polícia Militar de Pernambuco, que homenageia ao seu neto André.
17-NOVO MUNDO
Composição: Hugo Martins
Arranjo: Edson Cunha
Frevo-fantasia inspirado na Sinfonia nº 9 de Antonin Devorák. Mais uma incursão do compositor no mundo da música erudita em tempo de Frevo.
18-KRYS COM 'K'
Composição: Alexandre Sobrinho
Arranjo: Alexandre Sobrinho
Primeira participação do compositor nesta série “O Tema é Frevo: Pesquisa”, onde homenageia a sua filha com este feliz frevo-de-rua.
19-MACHADO DE OURO
Composição: José Tenório
Arranjo: José Tenório
O compositor e arranjador, folião ligado ao carnaval de Pernambuco, estreita sua admiração pelo Clube Lenhadores do Recife consignando-lhe esta composição.
20-ESTOU QUEIMANDO
Composição: Levino Ferreira
Arranjo: Edson Cunha
É do ano de 1951 este melodioso frevo do mestre Levino Ferreira. A gravação original foi efetuada por Peruzzi e sua Orquestra, em 78 rpm. Aqui, esta segunda gravação, agora em 33 rpm.
Fonte: Acervo Fonográfico do Museu do Frevo Levino Ferreira
CD - O tema é frevo: Pesquisa - vol.3
Produção: Cemcape
Produtor executivo: Hugo
Martins
Produtor fonográfico: Cemcape
Direção musical: Cap. Salatiel e St. Lima Neto
Assistentes de produção: Bartolomeu Noronha e José Constantino
Seleção musical: Museu do Frevo Levino Ferreira
Pesquisas: Bartolomeu Noronha, Hugo Martins e José Constantino
Layout: Eliete Farias
Estúdio: Consevatório Pernambucano de Música
Técnicos de gravação: Jaílson Romão, Lindenberg Rodrigues e Aloísio
Melo
Capa: Maria Gracilene
Realização: Museu do Frevo Levino Ferreira.
Banda do Comando Militar do Nordeste
Regente: Cap. Salatiel
Clarinete (picolo): Aércio
Clarinetes (sopranos): Ednaldo, Israel, Jefferson, Eliusa, Ismael, Josildo
e Diógenes
Flautim: Siqueira
Flauta: Ana Késia
Trompetes: França, Sobrinho, Gonçalves e Cândido
Trombones: Valderiza, Flávio, Newton, Pereira e Oziel
Bombardino: Severino
Horn: Isac Luiz, Gilvanberto, Romero e Bastos
Sax alto: Wirlandey, Ricardo e Ednaldo
Sax tenor: Jamerson e Soares
Sax barítono: Nunes
Bateria: Adelson (participação especial)
Percussão: Renan, Marinaldo e Emerson
Contrabaixo: Adílson.
AGRADECIMENTOS
O Centro da Música Carnavalesca de Pernambuco - CEMCAPE agradece fervorosamente
ao General de Exército Jaime José Juraszek, Comandante Militar do Nordeste, pela cessão da Banda do Comando
Militar do Nordeste à gravação das músicas deste disco.
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco CHESF, os agradecimentos profundos
do Centro da Música Carnavalesca de Pernambuco CEMCAPE pelo apoio cultural,
característica desta empresa à cultura pernambucana.
Ao professor Genival Ferreira, Diretor da Rádio Universitária AM do Recife, nossos sinceros agradecimentos
pela sua acolhida e empenho ao projeto cultural que resultou neste disco.