Cemcape - Logomarca

O Tema é Frevo: Pesquisa vol.5

Pesquisa: Mahavidya
Recife, janeiro de 2025.

Comentários (Ipsis litteris):
Bartolomeu Noronha



Lembranças e recordações - participantes do tempo - realentam e possibilitam o reencontro da criatividade humana em suas variadas manifestações. A mecânica, para esse fim, utiliza as evocações como alicerce.

A música, por sua natureza eminentemente subjetiva, favorece o uso das evocações; notadamente a nossa música carnavalesca, cuja vitalidade se mostra imorredoura.

As evocações musicais carnavalescas de Pernambuco têm significativa nutrição e acolhida nos nossos frevos-de-bloco. É considerável a emulação entre os compositores que, felizmente, resulta em bem-estar.

Apesar de as evocações serem transmitidas basicamente em versos cantados, os frevos instrumentais (tocados) também a elas se ajuntam.

Às lembranças e às recordações associam-se as homenagens que também participam - isoladas ou conjuntamente - da estrutura das evocações.

Na concepção visual deste CD, evocativa representação arquitetônica da bucólica Rua do Imperador.

Lembranças do Café Lafayete e do Café Cristal; do Ponto dos Músicos e de manifestações carnavalescas ao longo dos tempos na Rua do Imperador deram sustentação para o frevo 'Rua do Imperador', a oitava faixa deste CD.

Com brilho ao CD os "Frevo na chuva, o Gostoso do Frevo e Alô Limoeiro", presenças enriquecedoras dos compositores maiores Herman Barbosa, Francisquinho e Levino Ferreira.

Esplendorosos os evocativos de homenagem "O Mestre Tuba, Escola Aberta, É Frevo, Junior, Frevo pra Júlia, Ceicinha e o Amigo Severino", de Alcides Vespasiano, Murilo Bartolomeu, Givaldo Silva, José David, Severino Martins e José Lopes, respectivamente, compositores "in totum" com o nosso frevo.

Para proveito das troças e clubes de frevo os "Frevo Bolero, Chambaril, Jericá, Os Anjos e Lá Vem Troça", de Hugo Martins, José Constantino, Jaziel Pereira, Geraldo Silva e Bartolomeu Noronha.

A resplandecente atuação da Banda de Música da Base Aérea do Recife e o prestígio dela a este trabalho reforçam os propósitos do nosso Centro da música Carnavalesca de Pernambuco (CEMCAPE) em preservar, documentar e registrar a cultura musical do nosso Pernambuco.



CEMCAPE

O Centro da Música Carnavalesca de Pernambuco (CEMCAPE) é uma entidade de natureza cultural, de direito privado, sem fins lucrativos que tem como objetivo maior a preservação dessa música do nosso estado de Pernambuco.

O acervo do CEMCAPE é bastante significativo e de proporções acentuadas, dispondo de farta discografia, de iconoteca, de fonoteca, de vasto material, enfim, que diz respeito à música carnavalesca de Pernambuco.

Seus Pesquisadores asseguram ao público a cobertura desejada relativamente a essa música.

Tipificada nos frevos-de-rua, frevos-de-bloco e frevos-canções, como também no maracatu, a música do carnaval de Pernambuco e os apreciadores da cultura popular têm no Centro da Música Carnavalesca de Pernambuco a qualidade e seriedade colocadas ao alcance dos que desejam-nas para seus estudos e deleite.


Comentário: Bartolomeu Noronha



O Tema é Frevo: Pesquisa vol.5

Músicas:

1-FREVO BOLERO
Composição: Hugo Martins
Arranjo: Edson Cunha

A combinação de tema musical erudito com o popular - característica do autor - aqui proporcionou o adequado equilíbrio entre eles, resultando neste frevo de invulgar melodia.

2-FREVO NA CHUVA
Composição: Herman Barbosa
Arranjo: Ivan do Espírito Santo

A chuva foi tema de destaque das composições do carnaval brasileiro no ano de 1951: no carnaval carioca, a marcha "Tomara que Chova", entre nós, o belíssimo e retumbante "Frevo na Chuva", agora em nova gravação.

3-CHAMBARIL
Composição: José Constantino
Arranjo: Edson Cunha

O produtivo autor de frevos autênticos e significativos estreita sua relação com a cultura pernambucana: envereda nos temas culinários - este frevo é a partida. Nele, presentes ternura e simplicidade.

4-LÁ VEM TROÇA
Composição: Bartolomeu Noronha
Arranjo: Lourival Oliveira

No burburinho do carnaval, o som à meia-distância cria expectativa - Lá vem troça - anuncia alguém, estimulando a prontidão dos foliões. Este frevo procura registrar esse momento.

5-O GOSTOSO DO FREVO
Composição: Francisquinho
Arranjo: Ivan do Espírito Santo

Na explosão do carnaval de 1964, a presença deste exuberante frevo gravado pela orquestra de Zaccarias. Agora, neste CD, com novo arranjo executado pela Banda de Música da Base Aérea do Recife.

6-MESTRE TUBA
Composição: Alcides Vespasiano
Arranjo: Edson Cunha

O encantamento que transmite a "tuba" é parte da vida musical do autor. A educação musical dele agora se aprofunda com a materialização deste belo e oportuno frevo. Justa homenagem.

7-JERICÁ
Composição: Jaziel Pereira
Arranjo: Jaziel Pereira

Participação do capitão músico da Base Aérea nesta série "O Tema é Frevo: Pesquisa". A desenvoltura é a tônica deste frevo, sem tropeços e sem sinuosidades. Sua melodia, sempre vigorosa, alcança os últimos acordes com a disposição do seu início, Genuíno.

8-RUA DO IMPERADOR
Composição: Geraldo Santos
Arranjo: Edson Rodrigues

A placidez da Rua do Imperador é tomada por acordes musicais carnavalescos neste consentâneo frevo que a ela homenageia. "O Ponto dos Músicos" nela existente nos anos 70; "O Café Lafayete e O Café Cristal" constituintes de trilogia marcante na sua existência, serviram como fonte de inspiração do autor.

9-ESCOLA ABERTA
Composição: Murilo Bartolomeu
Arranjo: Edson Cunha

O autor homenageia a Escola Estadual Simon Bolivar, a qual vem prestigiando o nosso frevo, principalmente através do Projeto Escola Aberta.

10-OS ANJOS
Composição: Geraldo Silva
Arranjo: Edson Cunha

Este frevo é uma referência aos Anjos tão presentes nos estandartes das agremiações carnavalescas de Pernambuco. O clube 'Os Inocentes', cujo presidente é este autor, também registra no seu estandarte a figura dos Anjos.

11-É FREVO, JÚNIOR
Composição: Givaldo Silva
Arranjo: Edson Cunha

O autor externa neste frevo sua paternidade, absolvido pela demostração de interesse do seu filho pelo ritmo binário mais característico do carnaval pernambucano. O sentimento paternal alcança seu natural objetivo, originando este frevo ontogênico.

12-FREVO PRA JÚLIA
Composição: José David
Arranjo: Edson Cunha

A sencibilidade do autor, poeta de diversos frevos, levou-o à composição deste, voltando ao liame de avô despertado pela pureza da sua neta Júlia.

13-CEICINHA
Composição: Severino Martins
Arranjo: Edson Cunha

Um bom quantitativo de frevos compostos pelo autor constitui uma seqüência de homenagens dele para com seus filhos, netos e amigos. Este frevo, dentro desse espírito, está voltado à sua neta 'Ceicinha'.

14-O AMIGO SEVERINO
Composição: José Lopes
Arranjo: José Lopes

O autor, estreante na série 'O Tema é Frevo: Pesquisa' compôs este frevo em homenagem ao seu amigo Severino, trompetista da Banda de Música de Cupira.

15-ALÔ LIMOEIRO
Composição: Levino Ferreira
Arranjo: Levino Ferreira

O carnaval do ano de 1964 conheceu este frevo do mestre maior em gravação feita pela Banda da Base Aérea do Recife. Está situado entre os mais significativos da sua extensa discografia.

Comentário: Bartolomeu Noronha




Fonte: Acervo Fonográfico do Museu do Frevo Levino Ferreira



CD - O tema é frevo: Pesquisa - vol.5

Produção: Cemcape
Produtor executivo: Hugo Martins
Produtor fonográfico: Cemcape
Direção musical: Ten. Claudionor e SO. Lucivalte
Assistentes de produção: Bartolomeu Noronha e José Constantino
Pesquisa: Bartolomeu Noronha, Hugo Martins e José Constantino
Seleção musical: Museu do Frevo Levino Ferreira.
Layout: Eliete Farias
Estúdio: Fábrica Estúdios
Técnico de gravação e Mixagem: Zé Guilherme
Capa: Eraldo Leite (Rua do Imperador, Igreja de São Francisco, Gabinete Português de Leitura e Café Cristal)
Realização: Museu do Frevo Levino Ferreira.


Banda da Base Aérea do Recife

Regente: Ten. Músico Claudionor
Regente Auxiliar: SO. Lucivalte
Flauta e Flautim: 2S Flávio
1º Clarinete: 2S Rossine, 3S Luciano e 3S Genilson
2º Clarinete: 2S Penaforte, 3S França e 3S Marques
3º Clarinete: 1S John e 3S Rezende
Sax alto: 1S Ivan e 3S F. Lima
Sax tenor: 1S Aluizio e 3S Cleyvson
Sax barítono: CB Carlos Silva
Trompetes: 1S Sinésio, 1S Wallame, 2S Jazon, 3S J. Silva e CB Heleno
Trombones: 1S Santana Filho, 3S Elisson, 3S Carlos e CB Fernando
Trompa: 1S Ruberci, 1S Marcelo, 3S Sérgio Luiz e CB Faustino
Tuba: 1S Vilar e 3S Sandro
Percussão: SO Tarso, 3S R. Faria, 3S Borges, 3S Jorge e CB Iranildo.


AGRADECIMENTOS

Externamos nossa gratidão ao Coronel Aviador Marcus Vinitius Mendonça Galvão de Souza, Comandante da Base Aérea do Recife, por ter proporcionado a gravação das músicas deste CD, cedendo-nos a Banda de Música da Base Aérea do Recife.
Também, de modo afetuoso, aos maravilhosos músicos que entenderam os propósitos do CEMCAPE em preservar e documentar a música instrumental representativa de Pernambuco, o nosso Frevo.



Arlequim