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O Tema é Frevo: Pesquisa vol.6

Pesquisa: Mahavidya
Recife, abril de 2025.

Comentários (Ipsis litteris):
Bartolomeu Noronha
Ivan do Espírito Santo



O TEMA É FREVO: PESQUISA - VOL.6

A excelente cultura popular de Pernambuco pela sua dimensão e dinâmica - ativa durante todo o ano - constitui veio inesgotável de motivos para o cultivo, para a criatividade, para a presença do artista nordestino. Nela, há fartura.

A música carnavalesca pernambucana, robusto segmento da cultura popular, pelos esforços e abnegações de pessoas naturais e a presença do labor do Centro da Música Carnavalesca de Pernambuco (CEMCAPE), estende à população trabalhos musicais materializados em discos fonográficos.

Comungando com os festejos do cinqüentenário do Grêmio Musical Henrique Dias da cidade de Olinda, produziu o CEMCAPE este CD centrado no propósito, sobretudo, de lançamento da Banda do Grêmio Henrique Dias no contexto das orquestras e bandas gravadoras de frevos.

O CD, que absorveu vinte (20) frevos instrumentais, documenta a presença de compositor do início do século vinte (Zeferino Bandeira, o frevo Leonor), de magnificentes dos anos cinqüenta (Levino Ferreira, David Vasconcelos, Luiz Caetano), dos maestros Duda, Jurandir Florentino, Severino Martins, do inesquecível Lourival Oliveira, de compositores atuais, de frevos executados nas ruas mas nunca antes gravados, de frevos com roupagem nova, de frevos tradicionais.

À adequada seleção de frevos, a felicidade aliou-se ao CEMCAPE pondo-lhe para a execução das composições a Banda do grêmio Musical Henrique Dias: compacta, com firmeza na sua atuação, de expressão viva; madura, mesmo sem a experiência de gravação em estúdio; gananciosa no desejo de esmero no trabalho... O quadro que a caracterizou.

As troças, os clubes carnavalescos, os pesquisadores, os diletantes, os críticos têm à mão um trabalho de direções múltiplas e de valor inestimável.

Comentário:
Bartolomeu Noronha



BANDA DO GRÊMIO MUSICAL HENRIQUE DIAS

Fundado em 30 de abril de 1954, o Grêmio Musical Henrique Dias é sediado em Olinda, na rua Treze de Maio, nº 343, no Sítio Histórico.

A história do Grêmio é contada pelos seus integrantes: alguns, filhos de fundadores, e outros, amigos dos músicos que integravam a briosa orquestra.

A Banda Henrique Dias já esteve estabelecida em vários locais: na Ilha do Maruim, no Bonsucesso, na sede do Clube Vassourinhas de Olinda, mas, atualmente, é na rua Treze de Maio (nos Quatro Cantos) que ela emite os sonidos de ensaios musicais, ministra aulas de música, estudos individuais dos seus músicos...

Na Banda, maestros empunharam as suas batutas com muita garra e prazer: Jaime de Jaboatão, Clinório de Oliveira, Bira.

A Banda deu-nos filhos ilustres como o maestro Edvaldo Pereira de França (mestre da Banda da Cidade de Parnamirim, Pernambuco), o trombonista Edvandro Borges Pereira da Orquestra Sinfônica de Lion (França).

O Ciquentenário do Grêmio Musical Henrique Dias foi festejado com um concerto que reuniu músicas clássicas, populares e regionais, dele participando os maestros Duda, Edson Rodrigues, Ademir Araújo, Jurandir Florentino.

Atualmente, o maestro Ivan do Espírito Santo está na direção dos trabalhos musicais da Banda e da "Escola Além da Música".

Natural de Olinda, Pernambuco, o maestro Ivan do Espírito Santo iniciou seus estudos musicais no Grêmio Musical Henrique Dias em 1980.

Ingressou no Conservatório Pernambucano de Música, onde se formou, em 1987. Foi aluno dos maestro Henrique Gregori, Edson Rodrigues, Duda, Dierson Torres, Clóvis Pereira e Mário Câncio.

Militar da FAB desde 1986, onde atualmente é 1º sargento músico.
Apresentou-se em Miami (USA) em 1984 com a orquestra do maestro Duda na Feira das Nações, numa mostra do frevo, representando o Brasil naquele evento.

Em 1998 e 1999 recebeu o troféu Nordeste dirigindo a orquestra Universal. Tem um CD gravado, intitulado "Os Sons do Espírito Santo". Possui as medalhas militares de Bronze e Bartolomeu de Gusmão.

Casado com a senhora Diana Késia, tem 3 filhos: Ítalo, Ayrton e Samuel.
Atualmente, está trabalhando na Banda da Base Aérea do Recife onde elabora os arranjos e atua como saxofonista. Também está compondo um método para saxofone e um manual de solfejos para estudantes de música.

Comentário:
Ivan do Espírito Santo





Grêmio Musical Henrique Dias

O Tema é Frevo: Pesquisa vol.6

Músicas:

1-QUEBRA OSSO
Composição: Amadeu Senna
Arranjo: José Nunes

Somente agora, nesta 1ª gravação, podemos apreciar e tomar conhecimento em disco da fecundidade contida neste frevo. Contribuinte do carnaval de rua da Vitória de Santo Antão, Pernambuco, como também dos recifenses o "Quebra Osso" contribui para a manutenção da grandeza dos nossos frevos.

2-ALZIRA
Composição: José Constantino
Arranjo: Lourival Oliveira

A presidenta da troça Abanadores do Arruda foi agraciada com a magnitude deste frevo, campeão do Recifrevo no ano de 1994. O comedimento que caracteriza o autor nos seus frevos de troça alcança, sempre, a beleza em cheio. Rica homenagem.

3-O GALO CISCANDO
Composição: Lourival Oliveira
Arranjo: Ivan do Espírito Santo

A profusão de desenhos melódicos usados pelo autor, procurando estabelecer ação contínua, tem efeito satisfatório transmitindo a impressão por ele desejada. Esta é a segunda gravação. A sua primeira gravação é do ano de 1954.

4-FREVO BEM TEMPERADO
Composição: Hugo Martins
Arranjo: Edson Cunha

A dosagem utilizada na utilização de temas eruditos em frevo, característica marcante do autor, neste frevo deixa patente profundidade de amadurecimento. Cada tema trabalhado é transmissor de feliz beleza. Larga afinidade é presente entre melodias e arranjo. Além do prelúdio n° 1 do Cravo Bem Temperado, outros temas de Bach estão presentes neste frevo fantasia.

5-SOLTA O BROTINHO
Composição: Levino Ferreira
Arranjo: Ivan do Espírito Santo

Frevo gravado em 1950. O autor faz, com o título, alusão aos valores educacionais da época onde havia bastante rigor no tocante ao comportamento humano, notadamente o feminino. Esta é a segunda gravação.

6-NEFELIBATA
Composição: Bartolomeu Noronha
Arranjo: Edson Cunha

Busca o autor criar imagens que apontem para uma supra-realidade, no contexto cósmico. Usa desenhos melódicos não muito convencionais em frevo, sendo coadjuvado pela criatividade do arranjo musical.

7-VIAGEM DE OURO
Composição: Jurandir Florentino
Arranjo: Jurandir Florentino

O autor transportou para a música a beleza e o bem-estar por ele alcançados em viagem ao Continente Europeu, onde desfrutou de maravilhosa harmonia interior. O frevo, robusto e com desenhos melódicos decisivos, proporciona encantamento. É a primeira gravação.

8-MANHOSO
Composição: David Vasconcelos
Arranjo: Ivan do Espírito Santo

Na significativa discografia do autor, registra-se a gravação original no ano de 1955. Esta é a segunda gravação deste belo frevo que transmite sensibilidade apoiada na pureza do eu humano.

9-CARA LISA
Composição: Duda
Arranjo: Duda

Traduz a força e a formosura do maestro pernambucano, ardoroso compositor da música do nosso Pernambuco. Faz parte de uma das suítes populares dele. É a 2ª gravação.

10-ESTRELA DE FOGO
Composição: Geraldo Silva
Arranjo: Edson Cunha

Caracteristicamente tradicional, oferece espaço às troças e clubes de frevo. Enérgico, mas tênue, registra na melodia a beleza do momento do carnaval. É a primeira gravação.

11-VIVA O CEMCAPE
Composição: Luiz Caetano
Arranjo: Luiz Caetano

Composição que caracteriza o frevo em sua inteireza com matizes dos diversos tempos. Grata homenagem do autor ao Centro da Música Carnavalesca de Pernambuco (CEMCAPE). Esta é a 1ª gravação.

12-LEONOR
Composição: Zeferino Bandeira
Arranjo: Nabarrete

É indubitável o alcance da natureza feminina que o autor transmite neste frevo do início do século XX. Faz parte do acervo musical do Clube Vassourinhas, do Recife, e só agora tem esta primeira gravação.

13-NOVA GRÉCIA
Composição: Givaldo Silva
Arranjo: Edson Cunha

O compositor carinhosamente destaca neste frevo, nesta 1ª gravação, o nome de sua filha: Grécia. Uma nova Grécia, que a exemplo da antiga Grécia histórica, também está ligada à cultura. Faz lembrar da necessidade de preservação de "uma sombrinha na mão, o passo no pé, e o frevo no coração".

14-UM DIA DE CABOCLINHO
Composição: Nabarrete
Arranjo: Nabarrete

Músico e arranjador musical paulista, pesquisador da música pernambucana, após estudos em nosso Pernambuco somou ao seu acervo de conhecimentos musicais o aprendizado da composição do frevo. Experimental, esta é a gravação promeira.

15-OS FLORINS NA HENRIQUE DIAS
Composição: Benício Neves
Arranjo: José Nunes

Em reconhecimento a recursos obtidos do governo da Holanda em favor do Grêmio Musical Henrique Dias, o conhecido compositor Benício Neves elaborou este significativo e melodioso frevo com tema baseado na moeda holandesa: o florim. Primeira gravação.

16-MESTRE BIU
Composição: Guilherme Pajé
Arranjo: José Nunes

Tributo que o autor presta ao seu saudoso amigo Mestre Biu, maestro e saxofonista que criou orquestra de frevo na cidade de Brejo da Madre de Deus, agreste pernambucano. Belo frevo, autenticamente pernambucano, tem aqui sua primeira gravação.

17-RUA DO FOGO
Composição: Alcides Vespasiano
Arranjo: Edson Cunha

Primeira gravação. O bairro de São José, em Recife, é aqui focalizado neste saudoso e atilado frevo que, evocando a Rua do Fogo, transporta o recifense aos incontáveis dias de glória nele vividos.

18-TRAMBIQUE NO BANCO
Composição: Luiz Gonzaga de Castro
Arranjo: Edson Cunha

Diz o autor: "Este frevo foi composto dentro de uma agência bancária, após a descoberta de mais uma malversação praticada por este tipo de instituição. Seus compassos foram surgindo à medida que meus nervosos passos agitavam-se na agência, enquanto aguardava o desfecho de mais um trambique". Mark Twain, contista americano, dizia que "bancos são instituições que pedem seu relógio emprestado para lhe dizer as horas. Alguns não o devolvem". Esta é a primeira gravação.

19-BODAS DE OURO
Composição: Severino Martins
Arranjo: Edson Cunha

O autor, na passagem das suas bodas de ouro estende, por este frevo, sua satisfação pelo momento vivido. Acrescenta à sua discografia, novamente, a beleza e a pureza sempre presentes nas suas composições. Esta é a primeira gravação deste frevo.

20-O BICHO PEGA
Composição: José Bartolomeu
Arranjo: José Nunes

Primeira gravação deste frevo. O autor, compositor fecundo, presente nas várias gerações de frevo, lega à música carnavalesca o frevo presente, aprofundando sua consolidação no contexto musical pernambucano.



Fonte: Acervo Fonográfico do Museu do Frevo Levino Ferreira

CD - O tema é frevo: Pesquisa - vol.6

Produção: Cemcape
Produtor executivo: Hugo Martins
Produtor fonográfico: Cemcape
Direção musical: Maestro Ivan do Espírito Santo
Assistentes de produção: Bartolomeu Noronha e José Constantino
Seleção musical: Museu do Frevo Levino Ferreira
Pesquisas: Bartolomeu Noronha, Hugo Martins e José Constantino
Layout: Eliete Farias
E. Gravação: Estúdio 'A' da TV Universitária da UFPE
Técnicos de gravação: Fred Monteiro
Capa: Eraldo Leite (Trecho da Rua da Aurora)
Realização: Museu do Frevo Levino Ferreira.
Mixagem e Masterização: Fred Monteiro, no 'F' Studio


Banda do Grêmio Musical Henrique Dias

Maestro: Ivan do Espírito Santo
Clarinetes: Rogério dos Santos, Anny Maria, Manoel, Nilton e João Lobão
Flauta: Ivan do Espírito Santo
Trompetes: Walace de Lima, Daniel Marinho, Ivaldir do Espírito Santo, Marcelo Duarte, Joás Lobão, Deibson Reis, Márcio Magalhães
Trombones: Alex Vieira, José Olímpio, Adriano Ferreira(Babá), Argemiro Alves e Manoel Félix
Bombardino: Mário Ribeiro
Sax alto: João da Guabiraba, Lourdinha Nóbrega, Cassiane Barros e Simone Guerra
Sax tenor: Flávio Balbino, Lúcio Henrique e Ronaldo Pessoa
Sax barítono: Evandro Nóbrega
Bateria: José de Oliveira
Percussão: Abraão Salvador, Luciano Mamão, Ivanildo do Carmo (Jordão), Alcides Ribeiro e Bruno Renato
Tubas: Jadiel Gomes, Alex Santana e Paulo Tiago
Arquivo: Benício Neves.


AGRADECIMENTOS

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), na sua sensibilidade à cultura pernambucana proporcionou, com seu patrocínio, a realização deste disco.

O CEMCAPE consigna sua alta gratidão. O CEMCAPE agradece profundamente ao Diretor do Núcleo do Rádio e Televisão da UFPE, professor Paulo Jardel, o favorecimento promocional a este nosso trabalho cultural.

Registamos nossos mais significativos agradecimentos à Banda do Grêmio Musical Henrique Dias pela sua decisiva e exuberante participação na gravação das músicas deste disco.



Arlequim