Cemcape - Logomarca

O Tema é Frevo: Pesquisa vol.7

Pesquisa: Mahavidya
Recife, maio de 2024.

Comentários (Ipsis litteris):
Bartolomeu Noronha



O TEMA É FREVO: PESQUISA - VOL.7

" Há validade na absorção do orgulho?
O Cemcape, com este disco mergulha, por seus diretores em sentimento de dignidade pessoal. É o orgulho pela primazia em associar-se via cultura musical - aos 180 anos de existência da Polícia Militar de Pernambuco, uma das mais antigas e tradicionais do Brasil.

Com a irrestrição do seu Alto Comando, foi levada a feito a gravação dos frevos componentes deste 'compact disc', através da Banda de Música. Eis que se conta em mais de uma dezena de vezes, entre nós, a participação da Banda de Música da Polícia Militar em gravações da música carnavalesca de Pernambuco.

Este disco tem seu brilho nas homenagens à Polícia Militar de Pernambuco, reúne maestros e compositores de envergadura: Levino Ferreira, Luiz Caetano, David Vasconcelos, José Nunes, Luís Amaral, Joaquim Martins. Neles, a beleza melódica musical (Levino Ferreira, Luiz Caetano, David Vasconcelos) e o alcance do gosto popular na explosão carnavalesca (José Nunes, Luís Amaral, Joaquim Martins).
Na sua marcha sem fadiga, ao longo de mais de cem (100) anos, o nosso frevo foi e vai robustecendo sua população, acompanhando o tempo e suas necessidades, pautando-se na naturalidade dos costumes e usos.

Neste CD da série O Tema é Frevo: Pesquisa, vão sendo preservados caminhos percorridos, vão sendo alinhados novos caminhos, novas paragens, compositores contemporâneos comprometidos com a nossa música invulgar - o nosso frevo.

Aponta-se, dessa forma, compositores identificados com as troças e clubes de frevo: José Constantino, Geraldo Silva, Severino Martins; com tendência contemporânea: Bartolomeu Noronha, Murilo Bartolomeu, cultores de frevos melodiosos; Luiz Gonzaga de Castro, Alcides Vespasiano, Givaldo Silva, de liberdade expressionista: Nabarrete, Jadiael Figueiredo; de frevo de fantasia; Hugo Martins.

Em regozijo o Cemcape, agradecido aos instrumentistas da Banda de Música da Polícia Militar de Pernambuco pelo brilhantismo dela na gravação deste disco".




O Tema é Frevo: Pesquisa vol.7

Músicas:

1-APERTA O PASSO
Composição: Levino Ferreira
Arranjo: Ivan do Espírito Santo

“Na excelente discografia do autor situa-se este frevo como cultivo, sobretudo, expressão melódica. A apimentação, marcante característica do nosso frevo, é sentida aqui atenuadamente, prevalecendo, a beleza melódica. Sua gravação original, em 78 RPM, é do ano de 1957.”

2-A 'BIG BAND' NO FREVO
Composição: Luiz Caetano
Arranjo: Luiz Caetano

“O mestre da música, cultor da música do carnaval de Pernambuco, deixa patenteada sua marca neste disco, oferecendo-nos este primoroso frevo, próprio para audição musical. É a primeira gravação.”

3-NEURÔNIO
Composição: Bartolomeu Noronha
Arranjo: Edson Cunha

“Buscou o autor transparecer em desenhos melódicos a atividade das células nervosas nos seus prolongamentos. É constante o movimento dos instrumentos, sem paradas e quase sem divisão das partes estruturais de frevo. Não é intermitente. A firmeza do ânimo é sua característica fundamental.”

4-NA BOCA DO LOBO
Composição: Luiz Amaral
Arranjo: Luiz Amaral

“Devoto da música em toda a sua vida, o trompetista Luiz Francisco do Amaral cultivou e compôs diversos gêneros musicais: valsa, bolero, maxixe, frevo. De primeiríssima qualidade, o autêntico frevo aqui apresentado é uma fotografia das troças e clubes de frevo do nosso Pernambuco. O título do frevo é uma alusão às 'bocas do lobo' existentes nas ruas do Recife.”

5-NA TRILHA DO PASSO
Composição: Hugo Martins
Arranjo: Edson Cunha

“A utilização e transformação de desenhos do gênero musical erudito em concepção popular notabiliza a obra do autor. Suas idéias, sempre crescentes e em linha reta, o tem aprimorado nas suas concepções musicais. Neste frevo, presente o equilíbrio entre as idéias musicais discorridas e o exuberante arranjo.”

6-O TOCADOR QUER DANÇAR
Composição: Joaquim Martins
Arranjo: Ivan do Espírito Santo

“Compôs o autor trilogia de frevos tendo o músico como tema, Ironicamente, utilizou o nome 'Tocador' para representar o músico.
• O Tocador quer dançar (1949)
• O Tocador quer fumar (1950)
• O Tocador quer cantar (1951), gravados em 78 RPM constituem a trilogia.
Trata-se, evidentemente, de salutar ironia, que resultou em frevos extraordinários. O primeiro deles, aqui, para deleite.”

7-PEIXE FRITO
Composição: José Constantino
Arranjo: Edson Cunha

“O autor no propósito de valorização da cultura pernambucana, através da sua musicalidade inconteste reforça, com este frevo, sua presença há muito definida no seio da música carnavalesca pernambucana. Utiliza, em continuação aos seus propósitos, terminologia voltada à culinária pernambucana nos títulos dos seus frevos. O frevo presente, bem definido e que retrata troças e clubes de frevo, é a autenticidade musical do carnaval pernambucano.”

8-CONVERSA DE FOLIÃO
Composição: Murilo Bartolomeu
Arranjo: Edson Cunha

“A essência da conversa de folião é sempre o carnaval. Personagens, adereços e tudo que dá colorido às emoções são o tempero e ingredientes que, associativamente, criaram a beleza deste impecável frevo, colocando-o na linha de frente dos compositores. Moderno, sem proporcionar ferimentos aos frevos de tradição, convida ao deleite de ouvi-lo aos apreciadores da música carnavalesca de Pernambuco.”

9-RECORDANDO O CEMCAPE
Composição: David Vasconcelos
Arranjo: David Vasconcelos

“A robusta discografia do autor, senhor do frevo em diversas gerações, é enfeixado este excelente frevo abstraído do seu tempo de convivência no Cemcape.
A beleza, que norteia as suas composições, é parceira dos sempre felizes motivos musicais engendrados e levados a feito por ele; pela sua disciplina de estrutura, mas, sobretudo pelo estilo escorreito e elegante.”

10-PRAÇA DO DERBY
Composição: Geraldo Silva
Arranjo: Edson Cunha

“A trajetória crescente, bela e significante do autor nas suas composições de frevo, levou-o a homenagear a Polícia Militar de Pernambuco na passagem dos seus 180 anos, estendendo-lhe este saudável frevo. Aos diletantes, a oportunidade para o consumo do deleite pela beleza que sempre acompanha as composições dele.”

11-AO AMIGO JOÃO
Composição: Luiz Gonzaga de Castro
Arranjo: Edson Cunha

“Frevo composto nas primeiras horas do ano de 2005 quando, ao encontrar-me com o amigo João, gerente do restaurante Recanto Paraíbano, este, em tom musical fez saudação à minha pessoa entoando as primeiras notas do frevo ao vociferar 'Dr. Luiiiz... Dr. Luiiiz...'.”

12-ZANZANDO
Composição: Alcides Vespasiano
Arranjo: Edson Cunha

“Homenagem estendida ao músico e arranjador musical Edson Cunha, resultado da convivência entre eles. A inspiração à feitura deste frevo é proveniente da observação do autor às caminhadas do homenageado entre a rua da Imperatriz e a rua do Hospício.
Essas caminhadas proporcionaram a materialização da belíssima melodia do frevo.”

13-MESTRE NASCIMENTO DO PASSO
Composição: Nabarrete
Arranjo: Nabarrete

“Frevo composto e arranjado musicalmente pelo autor, músico de São Paulo que, à distância, presta rica colaboração ao Cemcape.
O tema do frevo, eminentemente pernambucano, tem como idéia central a presença do maravilhoso passista Mestre Nascimento que, assim, recebe esta homenagem do autor.”

14-BONJARDINENSE
Composição: Severino Martins
Arranjo: Jadiael Figueiredo

“Na simplicidade do nome musical dado como título existe harmoniosa afinidade entre o autor e o seu frevo. Há, dessa forma, uma homenagem prestada a si mesmo, como também aos seus conterrâneos de Bom Jardim.
Os desenhos simples mas precisos espelham a presença do autor com seus conhecido estilo pautado na singeleza da comunicação musical.”

15-A MESTRA DO PASSO
Composição: Givaldo Silva
Arranjo: Edson Cunha

“Este frevo é uma justa homenagem dirigida à professora Fabiana Santos Dantas, eterna defensora e propagadora dos ritmos pernambucanos, em especial o frevo.”

16-DO JEITINHO DE ELIANE PEREIRA
Composição: José Nunes
Arranjo: José Nunes

“O impulsivo maestro Nunes soma à sua bela discografia este frevo que, por certo, se constituirá em mais um componente do carnaval pernambucano como nos seus frevos antológicos, com presença garantida nas ruas do Recife e Olinda.”

17-XINGU
Composição: Jadiael Figueiredo
Arranjo: Jadiael Figueiredo

“Sargento instrumentista da banda de música da Polícia Militar de Pernambuco, com domínio musical em flauta, participa pela primeira vez da nossa série discográfica.
Arranjador versátil, buscou nos temas indígenas subsídio para este impecável frevo instrumental.”



Fonte: Acervo Fonográfico do Museu do Frevo Levino Ferreira

CD - O tema é frevo: Pesquisa - vol.7

Produção fonográfica: Cemcape
Produtor executivo: Hugo Martins
Direção musical: Sub-Tenente Roberto
Coordenador geral Bartolomeu Noronha
Pesquisa: Bartolomeu Noronha, Hugo Martins e José Constantino
Execução: Banda da Polícia Militar de Pernambuco

Estúdio de gravação: Estúdio da Escola de Música da UFPE
Técnico em gravação: Rodrigo Gioia
Mixagem: Marcílio Moura, Bartolomeu Noronha e Hugo Martins
Masterização: Marcílio Moura
Layout: Eliete Farias
Capa: Eraldo Leite(Foto: Quartel do Comando Geral da PMPE)

Realização e seleção musical: Museu do Frevo Levino Ferreira.
Data de gravação: Dezembro de 2005 à janeiro de 2006.


Banda da Polícia Militar de Pernambuco

Mestre: 1° Ten. Exdras França dos Santos
Contra Mestre: Sub Ten. Roberto
Clarinetes: SGT Batista, SGT Flávio, SGT Mozaniel
Sax alto: SGT Rian e SGT Vicente
Sax tenor: SGT Felipe e SD Fábio
Sax barítono: SGT Emerson
Trompas: SGT Ageu, SGT Fernando e SD Eurico
Bombardino: SGT Reginaldo
Trompetes: SGT Sérgio Murilo, SGT Silva, SGT Josafá e SGT Constantino
Trombones: SGT Nelson, SGT Martins, SGT Moisés e SD Urbano
Baixo: SGT Siqueira
Percussão: SD Márcio, SD F. Antônio e SD Sóstenes.


AGRADECIMENTOS

O Centro da Música Carnavalesca de Pernambuco - CEMCAPE estende sua mais profunda gratidão à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - CHESF, empresa de elevadíssima sensibilidade à cultura.
Externamos nossa gratidão ao Alto Comando da Polícia Militar de Pernambuco pelo seu decisivo obséquio ao CEMCAPE na cessão da sua Banda de Música à gravação deste disco, sem o que não seria possível a realização deste trabalho cultural.



Arlequim