Cemcape - Logomarca

O Tema é Frevo vol.10

Pesquisa: Mahavidya
Recife, dezembro de 2024.

Comentários (Ipsis litteris):

• Hugo Martins - Radialista
• João Paulo Lima e Silva - Prefeito do Recife



O TEMA É FREVO

Começamos o programa O Tema é Frevo em 10 de outubro de 1967.
Ao completar dez anos fizemos, com o apoio do então Reitor da Universidade de Pernambuco, professor Paulo Maciel, o primeiro disco da série que recebeu o título de O Tema é Frevo ano 10, com a Banda da Polícia Militar de Pernambuco, regida pelo maestro Severino Martins, e com arranjos de Lourival Oliveira.

Nos anos que seguiram, continuamos a produção da série sempre com a Banda da Polícia Militar de Pernambuco. O compositor e pesquisador Samuel Valente sempre esteve conosco na elaboração de textos e seleção das músicas, escrevendo os comentários dos encartes e contra capas dos LPs.

Na direção musical contamos sempre com notáveis maestros: Correia de Crasto, Severino Martins, Luiz Caetano.

Muitos compositores gravaram suas músicas pela primeira vez, vários frevos tradicionais executados durante muitos anos nas ruas do Recife e Olinda nos dias de carnaval, foram gravados pela primeira vez na série. Citemos alguns: "Sorriso" de autor desconhecido, que data de 1890, dos arquivos do Clube das Pás; "Frevo nº6" de Alberto Carvalho, do Clube Vassourinhas, entre outros.

Revivemos, também, tiramos dos discos de 78 rotações, vários frevos de compositores famosos como Levino Ferreira, Zumba, Nelson Ferreira, Carnera, Capiba, Raul Moraes, Toscano Filho, que em 1972 compôs o frevo-de rua "O Tema é Frevo" especialmente para o programa do mesmo nome, o qual foi gravado originalmente pela Banda da Base Aérea do Recife, discos Rosenblit.

Esta coleção da série O Tema é Frevo, comemorativa ao Centenário da palavra "Frevo", faz parte da história da cultura musical de Pernambuco e dos 40 anos do programa "O Tema é Frevo" transmitido pela Rádio Universitária da Universidade de Pernambuco. Uma produção e apresentação de Hugo Martins.

Nossos agradecimentos à Prefeitura da Cidade do Recife e ao seu Prefeito Sr. João Paulo, por tornar possível esta idéia brilhante do Presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Fernando Duarte.

Comentário:
Hugo Martins



O Tema é Frevo vol.10

Músicas:

1- TELEGUIADO
Composição: Toscano Filho

2- OBRIGADO, LEDA ALVES
Composição: José Constantino

3- SURPRESA
Composição: João Victor

4- VOU DE BANDOLIM
Composição: Laurivan Barros

5- ENTRE AMIGOS
Composição: Luiz Ricardo

6- O COGUE
Composição: Franklin Santiago

7- FREVO EM MENOR
Composição: David Vasconcelos

8- TÔ CHEGANDO
Composição: Penuel Ramos

9- SENSAÇÃO EM PORTO ALEGRE
Composição: Luiz Gonzaga de Castro

10- LUIZ RICARDO NO FREVO
Composição: Alonso Costa

11- CORTESIA
Composição: Severino Martins

12- É FOGO
Composição: Vadinho do Bandolim

13- PRIMEIRO PASSO
Composição: Givaldo Silva

14- FREVO NA PRAÇA DO FERREIRA
Composição: Correia de Crasto

15- O PASSO DO IZALDO
Composição: José David

16- REVENDO BOM JARDIM
Composição: Levino Ferreira

17- SAUDADE DE RIO TINTO
Composição: Hugo Martins

18- SAMUEL, O VALENTE
Composição: Adalberto Soares




Cronologia

• Em 1967 começa na Rádio Universitária da Universidade Federal de Pernambuco o Programa O Tema é Frevo.

• No 10° ano do programa idealizamos um disco comemorativo e levamos o projeto ao Prof. Paulo Maciel, Reitor da Universidade, que aprovou e incentivou a nossa idéia: gravar um disco que teria o título O Tema é Frevo ano 10. O Prof. Paulo Maciel solicitou a Banda de Música da Polícia Militar de Pernambuco ao Comando Geral da Corporação, que gentilmente José Rozemblit, proprietário da fábrica de discos Mocambo e fizemos o disco sob a coordenação e pesquisa de Samuel Valente, com arranjos musicais de Lourival Oliveira e a regência do Cap. Severino Martins.

• O Reitor Paulo Maciel escreveu a contracapa do disco "Hugo Martins, aparentemente não é de "frevo", não é estabanado. É até tranquilão, mesmo na voz. Parece mais de seresta. Seria homem de Bloco. Gosta disso também, ao que sei; pois divulga tudo, em nome da música popular: frevo ao maracatu; entretanto é mais do frevo. Tem-no bolinho na mente". Nesse primeiro disco, gravamos o frevo de Toscano Filho "O Tema é Frevo", composto no ano de 1972 e gravado no mesmo ano pela Banda da Base Aérea do Recife. Homenagem do autor ao Programa.

• No ano de 1978 gravamos o 2º LP, que teve a contracapa escrita pelo jornalista Paulo Fernando Craveiro: "Neste LP estão reunidos frevos verdadeiros. Elabora-se, portanto, um documentário...". Lançamos nesse disco duas músicas que durante anos foram executadas pelas ruas do Recife, nos dias de carnaval: "Dois de macacão", de Alberto Carvalho e "José de Barro não é o diabo, mais atenta", de Luiz Amaral, ambas do repertório do Clube Vassourinhas. Contamos com os arranjos musicais do Maestro Correia de Crasto e a coordenação e pesquisa de Samuel Valente, que continuou colaborando, escrevendo muitos encartes da série.

• Em 1979 lançamos o 3° LP. Nesse disco contamos com o notável poeta e escritor Marcus Accioly: " Se o samba dá o pé e a ciranda dá a mão, o frevo dá o braço. Dá o braço e nega o corpo: ele é cópula e combate... Frevo não bate-fofo, bate forte: pau-no-lombo, água-na-pedra. Frevo é parafuso-e-porca, rosca-frouxa, mola-mole, saca-rolha e sacatrapo, rasga-roupa, volta-seca e folha-verde, nó cego..." Lançamos o frevo "Homenagem ao Reitor Paulo Maciel", de José Bartolomeu; frevo "Melancolia", de Antonio Sapateiro, que obteve o primeiro lugar no concurso de músicas carnavalescas do ano de 1937.

• A contracapa do 4 LP, lançado em 1980, foi escrita pelo então Prefeito do Recife, Dr. Gustavo Krause: "O ritmo alucinante do frevo nasceu, isso sim, da polca e do dobrado. Sobretudo do dobrado. Por isso o frevo é quase cívico, como quis o indisciplinado Nelson Ferreira. Ele costumava dizer, ou melhor, solfejar: - Toque-se um dobrado mais ligeiro e surgirá uma marcha. Execute-se uma polca mais apressada e surgurá, no máximo, uma outra marcha. Um frevo, nunca. Os dois juntos, sim." Gravamos o frevo "Homenagem ao Reitor Geraldo Lafayette", do Maestro Correia de Crasto. Estréia do violoncelista Bueno Ferreira, filho de Levino Ferreira, com seu primeiro frevo intitulado "A meu pai".

• O 5° volume teve comentários do sociólogo e professor Waldemar Valente: "Vale a pena lembrar que o frevo, embora não contando com certos fatores favoráveis entre eles: ruas estreitas e presença das sedes das agremiações carnavalescas no centro da cidade com a liberdade de movimentos, o que significa, em boa parte, a ausência de passarelas e de nocivos dirigismos, continua vivo nas ruas do Recife".

• Em 1983, lançamos, o 6° volume. Nele contamos com as vozes femininas do Coral Bandepe, nos frevos de Bloco. A contracapa foi escrita pelo Reitor Geraldo Lafayette: "A receptividade obtida nos anteriores lançamentos, feitos de meticuloso trabalho de pesquisa de Hugo Martins e seus auxiliares, faz antever o êxito desse novo disco. Cabe ressaltar, com os nossos agradecimentos, a colaboração dedicada da Banda da Polícia Militar de Pernambuco, pelo brilho e correção da execução".
Tivemos a participação do maestro e compositor Luiz Caetano, que em homenagem ao seu amigo Felinho, fez um arranjo especial para o frevo "Vassourinhas", acrescentando variações de sua autoria, que ele mesmo executa em solo de saxofone.

• O 7° LP foi lançado em 1985, com comentários do Vice-Reitor Prof°. Geraldo Lapenda: "Quando menino, em Nazaré da Mata, gostava de ouvir a banda tocando o frevo e sentia-me "frevendo" de emoção. Após longo tempo fora de Pernambuco, essa mesma emoção pareceu reacender-se dentro de mim nas horas em que o ritmo quente do frevo voltou a soar em meus ouvidos através do programa "O Tema é Frevo", da Rádio Universitária."

• Em 1987, um ano após a inauguração do Centro da Música Carnavalesca de Pernambuco, lançamos o 8° LP, com o apoio do Reitor George Browne. Comentário da contracapa do 1° CEMCAPE. Prof. Bartolomeu Noronha: "Trabalho documental de registro da música do carnaval de Pernambuco, a tradicional coleção "O Tema é Frevo", ressurge após rápido intervalo-robustecida na afinidade com o Centro da Música Carnavalesca de Pernambuco. A preocupação poética, o esmero qualitativo, o desejo intransigente de contribuição às gravações vindouras das melhores produções são o que norteiam esta coleção. Longe os lance comerciais."

• Com oito anos de intervalo, voltamos a lançar mais um disco da série agora em CD, o 9° volume, gravado com a Orquestra CEMCAPE. Contamos com o apoio do Reitor Éfrem Maranhão, que foi homenageado pelo compositor David Vasconcelos com um frevo trazendo o nome de Sua Magnificência. Estrearam nesse CD vários compositores: Fred Monteiro, Penuel Ramos, Edson Cunha e Fred Monteiro Filho.

• Neste ano de 1999, com o volume 10, vamos encerrar esta coleção documental de dez discos produzidos durante mais de vinte anos de trabalho e pesquisas. Esta coleção procurou perpetuar em disco o autêntico frevo com banda de música, como era tocado nos velhos carnavais do Recife. Agradecemos a todos os homens de visão que entenderam e colaboraram para a realização deste documento musical.

Comentário:
Hugo Martins

Criador e apresentador do Programa 'O Tema é Frevo', na rádio Universitária





Nesta coleção de CD em que O Tema é Frevo, a forma é dada pelas mãos do pesquisador Hugo Martins, que ao longo de 39 anos vem mantendo, na Rádio e na TV Universitária, um programa dedicado à preservação e à difusão do nosso ritmo maior. Trata-se de uma mescla de composições antigas e atuais, com frevos-de-rua e frevos-de-bloco, em que Hugo Martins também aparece como compositor.

Um trabalho como este só vem enriquecer o leque de iniciativa da programação da Prefeitura do Recife na comemoração dos 100 Anos do Frevo. Daí a nossa satisfação em contribuir com a sua viabilização.

Esta é a forma como o povo do Recife homenageia e estimula a resistência cultural de Hugo Martins em defesa do frevo.

Comentário:
João Paulo Lima e Silva



Fonte: Acervo Fonográfico do Museu do Frevo Levino Ferreira

CD - O tema é frevo vol.10
Produção: CEMCAPE
Produtor executivo: Bartolomeu Noronha
Produtor fonográfico: FSTUDIO
Direção musical: David Vasconcelos e Severino Martins
Assistentes de produção: José Constantino e Luiz Gonzaga de Castro
Pesquisas: Hugo Martins, Bartolomeu Noronha e José Constantino
Seleção musical: Museu do Frevo Levino Ferreira
Lay-out: Fred Monteiro
Estúdio: Conservatório Pernambucano de Música
Técnicos de gravação: Jaílson Romão e Aloísio Melo
Capa: Pintura a óleo 'Carnaval de Rua', de Maria Gracilene, homenagem ao radialista Hugo Martins
Idéia da capa: Luiz Gonzaga de Castro
Realização: Museu do Frevo Levino Ferreira
Execução: Banda de Frevo da Polícia Militar de Pernambuco



Arlequim