Cemcape - Logomarca

O Tema é Frevo vol.7

Pesquisa: Mahavidya
Recife, outubro de 2024.

Comentários (Ipsis litteris):

• Hugo Martins - Radialista
• Samuel Valente - Historiador
• João Paulo Lima e Silva - Prefeito do Recife



O TEMA É FREVO

Começamos o programa O Tema é Frevo em 10 de outubro de 1967.
Ao completar dez anos fizemos, com o apoio do então Reitor da Universidade de Pernambuco, professor Paulo Maciel, o primeiro disco da série que recebeu o título de O Tema é Frevo ano 10, com a Banda da Polícia Militar de Pernambuco, regida pelo maestro Severino Martins, e com arranjos de Lourival Oliveira.

Nos anos que seguiram, continuamos a produção da série sempre com a Banda da Polícia Militar de Pernambuco. O compositor e pesquisador Samuel Valente sempre esteve conosco na elaboração de textos e seleção das músicas, escrevendo os comentários dos encartes e contra capas dos LPs.

Na direção musical contamos sempre com notáveis maestros: Correia de Crasto, Severino Martins, Luiz Caetano.

Muitos compositores gravaram suas músicas pela primeira vez, vários frevos tradicionais executados durante muitos anos nas ruas do Recife e Olinda nos dias de carnaval, foram gravados pela primeira vez na série. Citemos alguns: "Sorriso" de autor desconhecido, que data de 1890, dos arquivos do Clube das Pás; "Frevo nº6" de Alberto Carvalho, do Clube Vassourinhas, entre outros.

Revivemos, também, tiramos dos discos de 78 rotações, vários frevos de compositores famosos como Levino Ferreira, Zumba, Nelson Ferreira, Carnera, Capiba, Raul Moraes, Toscano Filho, que em 1972 compôs o frevo-de rua "O Tema é Frevo" especialmente para o programa do mesmo nome, o qual foi gravado originalmente pela Banda da Base Aérea do Recife, discos Rosenblit.

Esta coleção da série O Tema é Frevo, comemorativa ao Centenário da palavra "Frevo", faz parte da história da cultura musical de Pernambuco e dos 40 anos do programa "O Tema é Frevo" transmitido pela Rádio Universitária da Universidade de Pernambuco. Uma produção e apresentação de Hugo Martins.

Nossos agradecimentos à Prefeitura da Cidade do Recife e ao seu Prefeito Sr. João Paulo, por tornar possível esta idéia brilhante do Presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Fernando Duarte.

Comentário:
Hugo Martins



O Tema é Frevo vol.7

Músicas:

1- REVENDO BOM JARDIM
Composição: Levino Ferreira

Levino Ferreira da Silva (1890-1970) é natural de Bom Jardim-PE, terra dos paus d’arcos, também berço natal de outros admiráveis músicos e compositores. Segundo o filho, Bueno Ferreira, a presente obra foi composta quando Mestre Vivo esteve em Bom Jardim pela última vez, sendo esta, portanto, a derradeira homenagem feita a sua terra natal. Levino Ferreira é autor de algumas das mais belas páginas carnavalescas pernambucanas, entre elas, “Mexe com tudo”, “A Cobra fumando”, “Último dia”, “Lágrimas de folião”, “Retalhos de saudade”, “Gracinha no frevo”, “Vassourinha do Levino” e “Última troça”.

2- RECORDAÇÃO DE LUIZ BENJAMIM
Composição: Severino Martins

De Severino Martins, capitão e regente da Banda da PMPE, que se tem revelado, nos últimos tempos, como um dos mais inspirados autores do gênero Frevo instrumental. Na presente obra, Martins presta uma das mais justas homenagens a Luiz Benjamim, (pai do coronel Walter Benjamim), um paraibano que chegou a 1º sargento trompetista da banda, tendo regido, por várias ocasiões, esta gloriosa unidade musical. Também regente, por algum tempo, da Banda de Música da Cidade de Serra Talhada.

3- SAUDOSOS IRMÃOS
Composição: Samuel Valente

Do musicólogo e compositor Samuel da Silva Valente Neto (1942), natural do Recife-PE, numa significativa homenagem, aos dois mais conceituados autores da marcha de bloco, esse harmonioso e nostálgico gênero do carnaval pernambucano. Na verdade, os irmãos Raul e Edgard Moraes, juntamente com Nelson Ferreira, além de outros não menos importantes personagens, músicos, maestros e compositores, iniciaram, nos anos vinte, esses líricos panoramas, melódicos e poéticos. A gravação original de “Saudosos irmãos”, foi feita por Eriberto & Nuca, com arranjo e conjunto de pau e corda do maestro Antonio Rocha Lima.

4- JABOATONENSE
Composição: Luiz Caetano e Dwett Cardoso

Luiz Caetano da Silva (1924) é natural de Jaboatão dos Guararapes-PE. Clarinetista e saxofonista. Professor da cadeira de música da UFPE. Fagotista da Banda Sinfônica do Recife. Dwett Cardoso, um carioca que se considera mais pernambucano, professor de Educação Física e Direito Desportivo e criador da primeira cadeira de Direito Esportivo do Brasil. Autor de algumas significativas obras, entre elas, o Hino do Central de Caruaru. Caetano e Dwett assinam este saboroso “Jaboatonense”, Frevo instrumental homenageando, não apenas a cidade Jaboatão dos Guararapes, sobretudo a seus filhos.

5- DEIXA PRA LÁ
Composição: Estácio Leônidas

De Estácio Leônidas, conhecido autor carnavalesco pernambucano, responsável por vários sucessos, entre eles, “Amante das flores”, “Saudade de Florípedes” e “Cinquentenário de Nelson Ferreira”. Estudou música e foi trombonista, nos anos quarenta, da Banda da Tecelagem de Seda e Algodão de Pernambuco (TSAP). Convidado por D. Eurípedes para organizar a festa de aniversário do “Amantes das Flores”, nos anos 50, dele jamais se afastou, ficando, posteriormente, à frente dessa tradicional agremiação, hoje, como ele costuma comentar, um pedaço de sua própria vida, sendo o seu atual presidente.

6- VANEIDE NO FREVO
Composição: Severino Correia

De Severino Correia. Seu primeiro Frevo instrumental. Autor de várias obras gravadas em discos Victor e Continental. Há mais de 10 anos grava frevos cantados, tendo aparecido, pela primeira vez, com “Embalo da menina”, na voz de Carlos Sampaio, com arranjo e orquestra do maestro Duda, carnaval de 1971. Compõe todos os gêneros de música popular, mas é no carnaval que Severino Correia encontra maior aceitação.

7- GERALDA NO FREVO
Composição: Bueno Ferreira

De Bueno Ferreira. Instrumentista e compositor. Fez parte, tocando oboé, da Orquestra Sinfônica do Brasil. De volta à sua terra, Pernambuco, passou a dedicar-se ao resgate da obra de seu pai, o legendário Levino Ferreira, de quem foi filho dos nove meses e das sete notas. Integra o Museu o Centro da Música Carnavalesca de Pernambuco. Neste “Geralda no Frevo”, composto especialmente para este álbum, homenageia a sua amiga Geralda Farias, respeitável dama da sociedade pernambucana e esposa do ex-Prefeito do Recife, Antonio Farias.

8- BARAÚNA
Composição: José Bartolomeu

José Bartolomeu de Araújo (1935) é natural de São Vicente Férrer-PE. Instrumentista, compositor, arranjador e regente. Exímio trompetista. Por muitos anos representou, no Nordeste, a União Brasileira de Compositores. Diversas vezes laureado com concursos carnavalescos patrocinados pela prefeitura e pela rede Globo. Neste álbum, reedita-se um de suas mais difundidas obras, o Frevo instrumental Baraúna, original do Carnaval de 1968, em selo Mocambo.

9- FREVO HISTÓRICO
Composição: Hugo Martins e Luiz Maranhão Filho

De Hugo Martins da Silva (1937) e Luiz Maranhão Filho. Hugo Martins, do teatro, rádio e televisão. Autor da obra Os Caminhos da Paixão, fantasia gravada em São Paulo, pelas Edições Paulinas. Luiz Maranhão Filho, poeta, radialista, jornalista, produtor de rádio e da televisão, autor teatral e cineasta, além de professor. Luiz Maranhão Filho, a poesia, e Hugo Martins, a melodia. São os autores dessa obra, que enseja o nascimento do Frevo, com sutil referência à antiga marcha militar francesa “Sabre et meuse”.

10- TRIBUTO AO MESTRE VIVO
Composição: Dimas Sedícias

Dimas Sedícias (1930) é natural de Bom Jardim-PE, terra natal, também, de Mestre Vivo, Levino Ferreira, a quem homenageia neste frevo, especialmente composto para esta coletânea. Admirável arranjador e regente. Exímio nos instrumentos de cordas, principalmente, no banjo e no bandolim. Iniciou-se profissionalmente, no Rádio Jornal do Commercio. Esteve na Tamandaré, logo seguindo para o Rio de Janeiro, passando pela Tupi, Clube do Brasil, Nacional e Tvs Rio e Tupi. Da Societée des Auteurs et Compositeurs de France. Esteve em Paris, Roma, Bruxelas, Madrid, Lisboa, Luxemburgo, Amsterdã... Também em Nova Iorque, Miami, Washington, Pensilvânia, Virgínia... Atualmente, reside em Recife e atua na Orquestra Sinfônica local.

11- ME ABRACE
Composição: Manoel Pimentel, Francisco Marcolino e C.Barros

Manuel Pimentel é major da Polícia Militar de Pernambuco, poeta e músico, também árbitro de futebol, sobretudo entusiasta do carnaval de Pernambuco. Nesta marcha de bloco tem como parceiros, Francisco Marcolino, um músico, e exímio trompetista, natural de Princesa na Paraíba, e Constâncio Barros Filho, de família de artistas, um dos mais festejados poetas populares nordestinos da atualidade.

12- GUAIAMUM NA VARA
Composição: Jason Borges

Do norte-rio-grandense Jason Borges, locutor e comentarista de futebol, apresentador de diversos programas, entre eles, Abertura Carnavalesca, na Rádio Capibaribe, uma das boas contribuições para melhor divulgação da música do carnaval de Pernambuco. Filho do compositor Aristides Borges, autor da famosa valsa Subindo ao Céu, aprendeu noções musicais e logo nos na o cinqüenta sairia vitorioso com o Frevo cantado “Ademar dá jeito”. “Guaiamum na Vara”, de 1984, é uma de suas melhores composições no gênero carnavalesco.

Comentário:
Samuel Valente



Nesta coleção de CD em que O Tema é Frevo, a forma é dada pelas mãos do pesquisador Hugo Martins, que ao longo de 39 anos vem mantendo, na Rádio e na TV Universitária, um programa dedicado à preservação e à difusão do nosso ritmo maior. Trata-se de uma mescla de composições antigas e atuais, com frevos-de-rua e frevos-de-bloco, em que Hugo Martins também aparece como compositor.

Um trabalho como este só vem enriquecer o leque de iniciativa da programação da Prefeitura do Recife na comemoração dos 100 Anos do Frevo. Daí a nossa satisfação em contribuir com a sua viabilização.

Esta é a forma como o povo do Recife homenageia e estimula a resistência cultural de Hugo Martins em defesa do frevo.

Comentário:
João Paulo Lima e Silva



Fonte: Acervo Fonográfico do Museu do Frevo Levino Ferreira

CD - O tema é frevo vol.7
Produção e Coordenação: Hugo Martins
Direção musical e regência: Cap. Severino Martins
Contra-mestre: Sub-Tenente Jason Jordão
Assistente de Produção: Pancrácio das Neves
Foto da capa: Leonardo Dantas
Som e mixagem: Jailson Romão e Hélio Ricardo
Pesquisa: Samuel Valente
Execução: Banda de Frevo da Polícia Militar de Pernambuco

*Vozes femininas do Coral Bandepe



Arlequim