Cemcape logomarca

Bartolomeu Noronha

Locução: Hugo Martins

Pesquisa: Eraldo Alves Leite
Recife, março/2024.


Exercendo o peculiar papel do escriba - na melhor acepção do termo - o causídico, poeta, escritor e compositor musical, Bartolomeu Augusto de Noronha, nos descreve as causas mais íntimas da sua produção musical neste texto encartado no cd Intimamente Barreiros. Músicas voltadas ao sesquicentenário de Barreiros.

O radialista Hugo Martins, produz e apresenta o programa radiofônico O Tema é Frevo, levado ao ar pela Rádio Universitária do Recife, todos os sábados e domingos das 16h às 17h. Ao longo dos mais de 50 anos de apresentações contínuas, Hugo nos brinda com memoráveis entrevistas por ele efetuadas com os compositores da música carnavalesca. A seguir ouviremos a entrevista com Batolomeu Noronha a respeito da sua produção musical e também ipsis litteris os comentários apostos no encarte do cd.

'AB_IMO_PECTORE'

“Para a sua manifestação, a ação humana ora alça a pura materialidade, ora tem a sensibilidade como escopo. O uso do binômio materialidade/sensibilidade leva-a ao alcance do seu equilíbrio.

Este trabalho, traduzido em disco musical, sustenta-se na sensibilidade 'do fundo do coração' do autor, como diz o título deste texto, em expressão latina.

As músicas aqui presentes não foram compostas às pressas para satisfação deste momento histórico do nosso sesquicentenário. Nelas estão presentes ingredientes sensíveis da anterioridade do autor: nativismo, imagens da infância, imagens da adolescência, imagens do cotidiano barreirense, tudo impregnado de sons melódicos.

Em harmonia com os preceitos musicais, sob o comando da sensibilidade, convergiram essas imagens à criatividade intelectual, que vestidas pela materialidade resultaram nas composições deste disco. Aqui diversificados, os gêneros musicais tornaram presente a música instrumental: dobrados, marchas de procissão, frevos-de-rua. Em decorrência, está ausente o mercantilismo da música o que torna este disco mais aliado ao espírito em favorecimento da atividade cultural mais cuidada.

Os frevos cantados (bloco e canção), singelos na sua natureza e concepção, e diretos quanto ao registro dos valores humanos e valores citadinos consolidados da nossa Barreiros, também não são alçados pelo mercantilismo aplicado à música.
Significativos. 'Do fundo do coração' Batolomeu Noronha”.


A contribuição cultural de Bartolomeu Noronha cristalizou-se na música e na literatura. Na música nos brindou com mais de trinta variadas composições e na literatura com poemas e contos. Nos poemas aborda temas sociais: Poema Indesejado, Indigente, Tortura e outros. Na temática filosófica: Fé e Medo, Estanque, Em Extinção a Dor, Atrás da Porta, Enquanto Espero e outros. No tema lirismo escreveu: Garças, Chuva Linda. Também sobre temas diversos: A Pia, Cibele, Fala Godofredo e outros.

Ainda externando suas memórias barreirenses, Bartolomeu Noronha comentou:

“Vivem em meu peito muitas lembranças daqueles homens de fibra que foram do povo e da paz: Pedro Celestino, Amaro Portela, Arsênio Costa, Galo Doido, Luiz Mendonça, esteios da alegria que no compasso da harmonia se eternizaram nos carnavais”.





Fonte: Museu do Frevo Levino Ferreira
Programa de Rádio Evocação - Rádio Universitária FM
Apresentação: Hugo Martins.

Programa de rádio Evocação