Arnaldo de Souza

Arnaldo de Souza

Texto: Eraldo Leite
Recife, fevereiro de 2024.


Membro do CEMCAPE, desde 16 de agosto de 1997, nasceu na cidade de Camaragibe, no Estado de Pernambuco, no dia 9 de novembro de 1941 e foi arrebatado do nosso convívio em 22 de abril de 2021.

Hoje, a recordação que temos de Arnaldo é a do companheiro dedicado, do ser desprendido de vaidades, que se sentia realizado pelo simples fato de colaborar com o CEMCAPE. Destacava-se dentre os membros da entidade por pesquisas musicais específicas. Tarefa que, para seu bom desempenho, necessitava de acurácia na escolha dos frevos.

Dentre as centenas de títulos catalogados no “Museu do Frevo Levino Ferreira” ele buscava, por exemplo, aqueles que eram titulados com nomes femininos; os que tinham nomes de flores; aqueles que tinham datas como títulos; alguns com nomes de cidades ou os que citam pessoas homenageadas e tantas outras escolhas.

Exemplos deste trabalho são ouvidos através do programa “O Tema é Frevo”, na voz do radialista Hugo Martins, nas apresentações dos dias de sábado, levadas ao ar das 16h às 17h.

Arnaldo atuou como pesquisador de músicas (de vários ritmos) para um programa noturno da Rádio Camará FM 98.5 (localizada em Camaragibe), também em uma colaboração espontânea.

Embora fazendo parte ativa e convivendo com outros membros que se destacam na comunidade frevística: maestros, arranjadores, compositores, cantores e coralistas femininas, ele compôs apenas um frevo. Um belíssimo frevo em homenagem à sua neta: AMANDA. Frevo de bloco cujo título é “Amada Amanda”, gravado no cd “O Tema é Frevo: 50 anos” executado na faixa 08. Este cd homenageia o programa “O Tema é Frevo” apresentado na Rádio Universitária do Recife, por Hugo Martins, há mais de 50 anos consecutivos.


Pesquisa:

Eraldo Leite
Arlequim